Festa do padroeiro de Epitaciolândia tem grande participação de devotos

Milhares devotoa de São Sebastião acompanharam a imagem durante a procissão pela principal Avenida da cidade – Fotos: Almir Andrade

No final da tarde deste domingo, 20 de janeiro de 2013, aconteceu a tradicional procissão do Santo padroeiro de Epitaciolândia, São Sebastião. A festa contou com a participação de milhares de pessoas que após assistirem a missa campal no pátio da paróquia, participaram da procissão, percorrendo as principais ruas do município de Epitaciolândia. A festa religiosa contou com o apoio da prefeitura municipal. De acordo com o prefeito André Hassem, essa tradição não pode morrer, por esse motivo a prefeitura dará maior apoio.

 

SÃO SEBASTIÃO: A Importância das Festividades Religiosas

As festividades em comemoração ao padroeiro da cidade de Epitaciolândia – São Sebastião – embora tenha perdido força ao longo dos últimos anos, continua sendo uma importante data na cidade. O que se vem na lembrança das pessoas que viveram o famoso “20 de janeiro” em épocas passadas é a falta dos grandes parques com inúmeros brinquedos, das centenas de barracas que vendiam praticamente de tudo e da enorme quantidade de pessoas que lotavam as ruas nos dias de festividades. Embora tenha perdido força com o passar do tempo, devemos refletir sobre uma coisa: qual a importância das festividades religiosas, como a festa de São Sebastião em Epitaciolândia?

Bispo Dom Joaquim esteve presente durante o evento ministrando a Santa Missa – Fotos: Almir Andrade

As tradições religiosas sempre fizeram parte da existência humana se constituindo na primeira e talvez principal ferramenta da humanização. As festas sempre foram de suma importância na vida das pessoas, das famílias e das comunidades. De modo geral as festividades como a de São Sebastião quebram a rotina do dia-a-dia, unem as pessoas em um elo de alegria e de fraternidade. Além disso, festividades dessa natureza tornam-se importante por transmitir à comunidade que o faz a consciência e certeza da capacidade de organizar e gerenciar a vida.

Outra característica dessas festividades e que muitas vezes não é notável é sua importância econômica. As inúmeras barracas de comidas, bebidas, roupas e outros produtos, embora pareçam simples negócios, criam empregos temporários e movimentam a economia da cidade. Impactos positivos também são provocados nas redes de hotéis, restaurantes e transportes.

Festividades como a de São Sebastião integram um setor chamado de Economia da Cultura, que segundo as projeções de crescimento é superior a qualquer outro, com estimativas de crescimento em torno de 10% ao ano. No entanto, o que se pode observar é que nestes eventos culturais os ganhos são imensuráveis, uma vez que os resultados tornam-se presentes não somente na forma econômica, mas também social.

Por Erodilso Souza

Fonte: noticiasdafronteira.com.br (<—CLIQUE AQUI PARA VER MAIS IMAGENS)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima