Feriado do Tratado de Petrópolis é transferido para segunda-feira (16)

Tratado de Petrópolis é comemorado no dia 17 de novembro.
Prefeitura de Rio Branco também aderiu à mudança de data.

Do G1 AC

O governo do Acre transferiu o feriado do Tratado de Petrópolis, celebrado no dia 17 de novembro, para a segunda-feira (16). De acordo com o governo, a mudança na data do feriado já estava prevista no calendário do estado desde o início do ano. Com isso, o expediente na terça-feira (17) será normal nas repartições públicas.

A prefeitura de Rio Branco também aderiu ao adiantamento do feriado e os servidores terão folga na segunda. De acordo com o decreto 1.179, publicado na segunda-feira (9), os serviços prioritários da Prefeitura de Rio Branco não sofrerão alterações no feriado.

“As disposições deste Decreto não se aplicam as atividades consideradas de natureza essenciais”, diz o artigo.

Tratado de Petrópolis
O estado do Acre originalmente era território boliviano e foi anexado ao Brasil com a assinatura do Tratado de Petrópolis, no dia 17 de novembro de 1903. O documento foi assinado como forma de encerrar os conflitos da Revolução Acreana, que ocorriam na região.

Para o historiador Marcus Vinícius, o documento pode ser considerado a “certidão de nascimento” do Acre.

Apesar de pertencer à Bolívia, a então região do Acre era ocupada por seringueiros brasileiros em plena época da extração da borracha. A situação gerou conflitos com os bolivianos, donos legais da terra e deu origem a A Revolução Acreana, que só terminou em 1903 após a disputa de forças armadas comandadas por Plácido de Castro.

O Tratado de Petrópolis, negociado pelo Barão do Rio Branco, encerrou a tensão na região e formaliza a incorporação do Acre ao estado Brasileiro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima