Fecomércio e Sefaz trazem propostas para comerciantes de Brasiléia e Epitaciolândia

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, esteve à frente do encontro – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, de Brasiléia/Acre

No período da tarde no auditório de uma escola em Brasiléia e com muito calor, recebeu uma comissão da Secretária da Fazenda, de Estado da Gestão Administrativa, Defesa Civil, Fecomercio/Acre, políticos, prefeito de Epitaciolândia André Hassem e principalmente, os comerciantes afetados pela cheia do rio Acre no final de Fevereiro passado.

Preocupado com a situação dos empresários que estão encontrando dificuldades no momento e aproveitando o momento, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, esteve à frente do encontro.

As pautas em questão, seria a questão dos impostos a serem cobrados e adiados aos comerciantes que foram afetados e a outra, foi apresentação de um projeto para o primeiro centro comercial que poderá ser construído em uma área a ser cedida pela Eletrobrás ao Estado, que por sua vez, ao Sindicato dos Comerciantes de Brasiléia.

Leandro Domingos apresentou projeto que será discutido pelos comerciantes – Foto: Alexandre Lima

Segundo o Secretário de Planejamento do Acre, Márcio Verissimo, disse que o Governo do Acre, está empenhado em ajudar nesta tarefa, com medidas mitigadores para que possa reviver o comércio local, com uma parceria consolidada entre ambos.

Já para Leandro Domingos, acredita que a anistia oferecida pelo Governo, não será adequada e que não tem uma solução no momento, através de garantias jurídicas aos empresários e Estado. Denunciou que os bancos estão operando com nada definido aos alagados, quando se fala de liberação de mais recursos para a linhas de créditos oferecidos pelo governo federal de BNDS.

Mesmo que o momento fosse tentado por alguns, levar para o lado político, ficou explícito que a questão dos comerciantes deverá ser resolvido com a Fercomércio, sem interferência direta de fora por políticos.

Foi anunciado que a SEFAZ juntamente com Conselho Fiscal, estarão estudando possibilidades para ajudar os comerciantes dentro das normas jurídicas, uma vez que estão sensível à situação.

A primeira proposta apresentada, foi um projeto de uma galeria com 53 lojas a ser construída no terreno cedido pela Eletrobrás. Também foi anunciado que existe uma nova opção de um terreno do antigo clube esportivo, ao lado do Batalhão da Polícia Militar, que também será desapropriado para uma nova construção.

Após o final do encontro, Domingos participou de uma entrega de 2000 sacolões, parte dos quatro mil que serão disponibilizados pela Federação aos atingidos pela cheia do Rio Acre.

Veja vídeo reportagem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima