Acre

Fechados há mais de cinco anos, Teatrão, Tentamen e Biblioteca da Floresta seguem em obras em Rio Branco

‘Está fazendo muita falta’, diz bailarina sobre espaços de cultura, memória e patrimônio material da capital acreana. Fundação Elias Mansour afirma que os três prédios devem ser entregues à população até dezembro deste ano

Sede da Tentamen está fechada há anos. Foto 1: Seronilson Marinheiro/Rede Amazônica Acre. Foto 2: Aline Nascimento

Importantes espaços de cultura, memória e patrimônio material de Rio Branco, o Teatro Plácido de Castro, a Tentamen e a Biblioteca da Floresta seguem fechados ao público há mais de cinco anos.

A situação é lamentada por artistas e moradores da capital que ressaltam que os locais foram testemunhas de histórias, transformações da cidade, e palco de diversas manifestações culturais. Procurado pela Rede Amazônica Acre, o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, disse que as obras devem ser entregues ainda em 2025.

No caso da Sociedade Recreativa Tentamen, as obras de restauração e reforma foram iniciadas ainda em 2022. Já as recuperações do Teatrão e da biblioteca foram anunciadas em abril e julho do ano passado respectivamente.

Fundada em 11 de abril de 1924 pelo Dr. Mário de Oliveira, a Tentamen foi palco de festas, formaturas, jantares, bailes de Carnaval e diversos outros eventos da sociedade acreana durante a maior parte do século XX. O local era frequentado por seringalistas, autoridades, comerciantes, além dos próprios seringueiros.

O espaço era o principal local de festas, lazer e encontros na capital acreana. Foi no grande salão de madeira que diversos casais se conheceram, namoraram e construíram algumas das famílias acreanas.

Tentamem em Rio Branco está fechada há mais de anos. Foto: Divulgação

Atriz, bailarina e diretora, Regina Maciel reclama da demora para a conclusão das restaurações e disse que os locais são essenciais para a cultura e patrimônio histórico da capital acreana.

“Então, aquele espaço ali faz muita falta para toda a cidade, mas principalmente para quem mora ali no Segundo Distrito. Porque nós que moramos ali é que frequentamos aquele espaço. Então, está fazendo muita falta. Eu gostaria muito que o governo realmente agilizasse. Também é [importante] para classe teatral, para o movimento de dança, […]”, lamentou.

Com funcionamento suspenso desde 2019, Biblioteca da Floresta foi atingida por incêndio em 2022. Foto 1: Seronilson Marinheiro/Rede Amazônica Acre. Foto 2: Duaine Rodrigues / G1

Na Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, que já foi considerada referência e um dos espaços públicos mais bonitos do estado, a situação não é diferente. O prédio, com traços da cultura indígena e que mistura arquitetura moderna com as construções típicas da Amazônia, está fechado desde 2019.

O espaço foi inaugurado em 2007, na gestão do ex-governador Binho Marques (PT), e abrigava exposições permanentes sobre povos indígenas do Acre, Zoneamento Ecológico-Econômico, um salão dedicado ao líder seringueiro Chico Mendes e um espaço para exposições temporárias.

Além de um acervo de livros sobre ecologia e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento florestal e meio ambiente.

Com funcionamento suspenso desde 2019, Biblioteca da Floresta foi atingida por incêndio em 2022. Foto: Reprodução

Em maio de 2022, o edifício pegou fogo e parte do acervo da biblioteca chegou a ser destruído. Dois meses depois o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ao procurador-geral de justiça do Ministério Público Estadual (MP-AC), um pedido para que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para preservação do patrimônio e restabelecimento do local.

Em abril de 2024, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para a recuperação, mas nove meses depois o serviço ainda não foi concluído.

Construído em 1990, o Teatro Plácido de Castro é para muitos artistas o espaço que mais faz falta. O espaço, com capacidade para receber um público de até 495 pessoas é um dos maiores da capital acreana e já recebeu grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, João Donato e Paulinho da Viola.

Artistas de todo o Acre e diversos estados brasileiros também já se apresentaram no espaço que já abrigou festivais de teatro, música, literatura e exposições de artes visuais.

Teatro Plácido de Castro, conhecido como Teatrão. Foto: Seronilson Marinheiro

Kinpara, que preside o órgão responsável pela administração dos espaços, ao ser questionado sobre os atrasos na execução e entrega das revitalizações e reformas disse que os três prédios restaurados devem ser entregues à população até dezembro deste ano.

“O Teatrão está em obras, a todo vapor, e esse ano o nosso governador vai entregar. Um espaço tão importante para a nossa cultura. A obra também da Biblioteca da Floresta está em andamento, vai acelerar mais ainda e a obra da Tentamen, que já está algum tempo parada, nós insistimos bastante com a empresa que estava trabalhando lá, mas ela não deu os resultados que nós esperávamos”, argumentou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre