Acre

Fazedores de Cultura promovem I Encontro Cultural da Fronteira

Nesta quinta-feira,11, fazedores de Cultura de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija, se reuniram na praça 28 de abril e sobre coordenação do grupo Juventude Que Dança promoverão um encontro cultural com diversos seguimentos artísticos da região.

.Diversos grupos de vários seguimentos fizeram apresentações, que variam desde a capoeira, passando pela dança, arte em tela, grafite, musica, desfile country e o Balé Andino que traz a tradição boliviana de seus povos da floresta.

O objetivo é aproximar produtores culturais e trabalhar a valorização da cultura na região, tendo como base a comemoração da assinatura do decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo (195/2022). Com essa ação, todos os municípios, estados e o Distrito Federal poderão começar a ter acesso ao montante de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural pelo governo federal.

Outra apresentação cultural foi da Banda de Precursão BANPEK. Que resiste ao tempo e mantem uma das mais tradicionais culturas de nossa região, as famosas fanfarras que sempre abrilhantaram os desfiles cívicos e concursos de bandas de músicas.

O I Encontro Cultural da Fronteira é uma prévia das atividades que serão implementadas com a liberação da Lei Paulo Gustavo, que sem dúvidas irá alavancar a cultura.

Uma das organizadoras do Evento, Enage Peres, falou da satisfação em poder reunir fazedores de cultura de diversos seguimentos.

“ Este é um grande momento para o setor cultural, está é uma ação de coroamento de um processo que não vem de uma pessoa, mas de muitas, é fruto da união de vários trabalhadores e produtores culturais envolvidos e comprometidos com seus seguimentos, hoje é um dia de festa para cultura, este é um momento de darmos as mãos para que Cultura tenha seu lugar ocupado de fato”. Destacou.

O evento que foi coordenado pelo grupo cultural Juventude Que Dança, contou com o apoio da prefeitura através da Secretaria de Cultura, o Secretário de Cultura e Esporte Joãozinho Ferreira e Diretor de cultura Reggis Silva estiveram presentes prestigiando o evento.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
wesley cardoso