Fartura: Igrejas arrecadam 4 vezes mais que o Governo do Acre e 15 ministérios da Esplanada

O total arrecadado equivale a 90% do valor disponibilizado pelo Governo Federal ao programa Bolsa Família

A soma de arrecadação das igrejas no Brasil superou os R$ 20 bilhões. O valor é quatro vezes maior que o orçamento do governo do Estado do Acre. As informações foram obtidas pela Folha de São Paulo, através da Lei de acesso as informações, junto a Receita Federal. Os recursos chegam a quase 50% do orçamento do Estado de São Paulo, sendo maior também que vários ministérios comandados pelo Palácio do Planalto.

O total arrecadado equivale a 90% do valor disponibilizado pelo Governo Federal ao programa Bolsa Família. Os recursos não sofrem qualquer tipo de taxação tributária, por serem provenientes de igrejas (que segundo a Constituição, é isenta, assim como sindicatos e partidos políticos).

A reportagem apresenta ainda que, de 2006 a 2011 (últimos dados emitidos pela Receita Federal), os recursos dos templos aumentaram quase 12%, anualmente. Os dados mostram um crescimento até 2008, apresentando uma baixa em 2009, devido à crise internacional que fez a economia brasileira diminuir 0,3%.

De acordo com informações da Receita Federal, nos anos seguintes, houve um crescimento contínuo na renda dos ministérios religiosos.

As igrejas, mesmo não pagando tributos, são obrigadas a apresentar a quantidade e origem dos recursos à Receita Federal. A instituição mantém sob sigilo os dados de cada declarante.

Em 2010, a Receita Federal recebeu declarações de 41.753 igrejas ou pessoas jurídicas. Os recursos são apresentados ao governo pelas denominações conhecidas como “matrizes”, que apresentam seus CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

De acordo com os últimos dados do censo, quase 65% da população brasileira se considera católica e, 22,2% pertencem às igrejas evangélicas. O seguimento evangélico cresceu 16,1%, em uma década. As igrejas Assembleias de Deus foram as que mais agregaram fieis.

Com informações da Folha de São Paulo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima