fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Expoacre 2022: Mais de 330 expositores vão apresentar seus produtos durante feira agropecuária

Publicado

em

Evento começa no sábado 30, com a cavalgada e a abertura dos portões do Parque de Exposições no período da noite.

Mais de 330 expositores vão apresentar seus produtos durante feira agropecuária — Foto: Arquivo/Secom

Mais de 330 expositores vão apresentar seus produtos durante feira agropecuária — Foto: Arquivo/Secom

Cavalgada, shows, rodeio e muitos estandes de expositores diversos. Estas são apenas algumas das atividades que devem ocorrer durante as nove noites da Expoacre 2022, que começa neste sábado (30) com a cavalgada no período da manhã e abertura dos portões à noite. Nesse período, 336 expositores vão apresentar seus produtos diversos dentro do parque Wildy Viana.

Os setores são variados e vão desde ambulantes, que são a maioria, com 124 ao todo, seguido do setor de alimentação (71). Além de parques infantis, bares, concessionárias, bancos, entre outros, segundo informou a coordenação do evento.

“É uma grande expectativa gerada por conta desses últimos anos que nós estamos da última Expoacre. Então, tem o desejo de que a gente possa fazer um grande evento e que possamos consolidá-la como nosso maior evento, com a expectativa de receber um grande público aqui. Até porque as pessoas estão muito carentes de lazer, de se juntar e se reencontrar, porque foi o que nos deixou de legado esta pandemia”, disse o coordenador da Expoacre, Dudé Lima.

Veja os empreendimentos

  • ambulantes fixos: 92
  • ambulante andante: 32
  • parques infantis: 20
  • setor de alimentação Vietnã: 46
  • bebidas e drinques: 8
  • Contêiner – expositores em geral: 22
  • concessionárias: 12
  • restaurantes fixos: 15
  • restaurantes galpão coberto: 10
  • faculdades: 3
  • lanches trailers: 5
  • tacacá: 6
  • hambúrguer: 2
  • bares do espaço country: 5
  • agropecuária e construção civil: 13
  • fotografia: 1
  • Espaço da Sepa: 27
  • Bancos: 4
  • Cooperativas de crédito: 4
  • Espaço de cooperativa: 1
  • jardinagem: 1
  • Empresas de segurança: 5
  • cervejaria artesanal: 2

Lima acrescenta que espera que um grande público possa comparecer ao local para movimentar a economia do estado.

“A gente espera que a partir de sábado, com a cavalgada, e a noite abrindo o portão para a população, que possamos fazer nove dias de um grande evento de negócios, gerando emprego e renda, nossa economia está precisando e que a gente também possa se divertir porque teremos grandes shows aqui também”, acrescentou.

O governo informou que durante a feira serão montadas três barreiras sanitárias nos portões de entrada. Em dois deles vão estar a Vigilância Sanitária do estado para o cumprimento das medidas sanitárias contra a covid-19.

A outra barreira será composta por uma equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) que vai conferir se o participante está devidamente imunizado contra o vírus, que deverá ser comprovado com a apresentação da carteira de vacinação.

Desde a última segunda-feira (25) voltou a ser obrigatório no Acre o uso de máscara em escolas e eventos culturais, além da exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19 completo.

  • comprovante de esquema vacinal completo para acesso; e
  • uso de máscara durante o tempo de permanência e circulação.
  • quem não levar a carteira de vacina, deve apresentar resultado negativo de teste antígeno para Covid-19 realizado nas 24h anteriores ao evento.

Caso não esteja vacinada, a pessoa deve apresentar exame feito 24h antes do evento com resultado negativo para a doença.

A máscara é dispensada somente para crianças menores de cinco anos de idade, pessoas diagnosticadas com transtornos psicossociais ou que tenham prescrição médica contraindicando o acessório.

Comentários

Continue lendo

Geral

Estado de saúde do advogado Romano Gouvea é considerado grave; família pede orações

Publicado

em

Diretor do PS, Lourenço, confirmou que o estado de saúde de Gouveia é grave. O advogado, que sofreu três paradas cardíacas, encontra-se na UTI, sedado e entubado.

No caminho para receber atendimento médico, o carro em que Gouveia estava, dirigido em alta velocidade por um familiar, acabou colidindo com um Chevrolet. Foto: internet 

O conhecido advogado de notório saber jurídico e de reputação ilibada, Romano Gouvea encontra-se em estado crítico após enfrentar um infarto seguido de um trágico acidente de trânsito na noite da última quinta-feira, em Rio Branco, capital acreana.

Transportado para o Pronto-Socorro da região, sua situação de saúde se agravada durante o percussor, demandando medidas urgentes por parte dos médicos.

___________________

Lutando pela vida, atualmente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, Gouvea está em estado de Intubação Orotraqueal (IOT), um procedimento vital para garantir a estabilidade de sua via aérea diante de uma insuficiência respiratória aguda.

__________________

Romano Gouvea, tem anos de efetiva atividade profissional no estado, o mesmo e reconhecido como um dos principais nomes no campo da advocacia criminal no Acre, e sua situação tem mobilizado a comunidade local, que aguarda ansiosamente por notícias positivas sobre sua recuperação.

Uma nova avaliação médica está programada para às últimas horas desta sexta, e espera-se que um boletim médico seja divulgado, oferecendo mais detalhes sobre o estado de saúde do advogado que além do infarto, sofreu um trágico acidente de trânsito.

Relembre o caso:

Corrida contra o tempo, familiares o colocaram às pressas em um veículo modelo Corolla, cor cinza, de placas OHW-8576, com destino ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Diretor do PS, Lourenço, confirmou que o estado de saúde de Gouveia é grave. O advogado, que sofreu três paradas cardíacas, encontra-se na UTI, sedado e entubado.

Entretanto, no caminho para receber atendimento médico, o carro em que Gouveia estava, dirigido em alta velocidade por um familiar, acabou colidindo com um Chevrolet Agile, também de cor cinza, de placas NXR-3829, que seguia pela rua Silvestre Coelho, no Bosque, onde tinha a preferencial.

O impacto foi tão forte que o Corolla foi arremessado contra uma residência próxima, abrindo um buraco na estrutura. Felizmente, os condutores dos dois veículos envolvidos no acidente saíram ilesos.

Romano Gouvea encontra-se em estado crítico após enfrentar um infarto seguido de um trágico acidente de trânsito na noite da última quinta-feira.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC e outras instituições discutem medidas contra soltura de pipas fiscalização do combate indevido do cerol

Publicado

em

O promotor de Justiça ressaltou o receio do MPAC quanto à utilização indiscriminada das linhas cortantes, que pode colocar em risco a integridade física das pessoas, além de trazer prejuízos e perturbação da ordem pública.

“Queremos construir um modelo a várias mãos, com a participação de todos os envolvidos, buscando soluções que tragam segurança para os usuários e auxiliem na fiscalização do combate indevido do cerol”

assessoria

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, participou de uma reunião nesta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para discutir medidas para a fiscalização do comércio e utilização do cerol, linha chilena e similares na soltura de pipas em Rio Branco.

A reunião, conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti e pelo deputado estadual Fagner Calegário, contou também com a participação de representantes da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor do Acre (Procon/AC), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), 3° Batalhão da Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Associação de Pipeiros do Acre.

Rodrigo Curti destacou a importância da participação das diversas instituições na construção de soluções para o problema. O promotor de Justiça ressaltou o receio do MPAC quanto à utilização indiscriminada das linhas cortantes, que pode colocar em risco a integridade física das pessoas, causar danos ao patrimônio, além de trazer prejuízos ambientais e perturbação da ordem pública.

O promotor também salientou a necessidade de definir locais adequados para a prática do esporte com praticantes e associações previamente credenciadas, reconhecendo a importância da pipa como atividade de lazer, mas defendendo que isso seja feito de forma segura e responsável.

“Não é interesse do MPAC impedir a atividade lícita de soltar e comercializar pipa, mas sim garantir a segurança da população”, enfatizou.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, que apresentou um parecer jurídico sobre o tema, reforçou a importância da regulamentação como forma de estabelecer parâmetros claros para a prática da atividade.

“A legislação federal caminha no sentido de proibir a comercialização do cerol para soltar pipa nas vias públicas, mas para fins esportivos, com regras rígidas, pode haver flexibilidade”, explicou.

_____________________

O deputado estadual Fagner Calegário apresentou a ideia da propositura de uma nova lei, que aperfeiçoe a legislação existente e traga maior efetividade à fiscalização no âmbito estadual, baseada no Projeto de Lei 402/11, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal.

_____________________

O projeto, que será encaminhado até sábado para os participantes do encontro para análise e sugestões, deverá ser protocolado na Aleac já na próxima semana. O objetivo é se antecipar à aprovação da legislação federal sobre o tema, visando à implementação de medidas em tempo hábil para evitar acidentes durante as férias escolares.

“Queremos construir um modelo a várias mãos, com a participação de todos os envolvidos, buscando soluções que tragam segurança para os usuários e auxiliem na fiscalização do combate ao uso indevido do cerol”, afirmou Calegário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é ferido após ataque a tiros no 2º Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vildomar Aguiar de Alencar, 32 anos, foi alvo de criminosos na noite desta sexta-feira (10) enquanto estava na Rua Baguari, no bairro Taquari, localizado no Segundo Distrito de Rio Branco.

Conforme relato da esposa da vítima, Vildomar e alguns amigos estavam reunidos na frente de sua residência quando foram surpreendidos por dois indivíduos que chegaram em uma motocicleta. Um dos criminosos, armado, efetuou vários disparos contra o grupo.

Durante o ataque, Vildomar foi atingido na perna direita por um dos tiros, que acabou atingindo um osso e resultando em uma fratura. Seus amigos, por sorte, não foram feridos pelos disparos.

Após o incidente, moradores auxiliaram Vildomar e acionaram os serviços de emergência. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi despachada para prestar os primeiros socorros e transportar a vítima para o pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi considerado estável.

A área foi isolada pela Polícia Militar, que também solicitou a perícia criminal para investigar o ocorrido. Inicialmente, a Equipe de Pronto Emprego (EPE) atuou no caso, que posteriormente será conduzido pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo