Excesso de velocidade lidera ranking de multas de trânsito no AC, diz Detran

Dados são relacionados aos primeiros três meses de 2016.
24% do total de 31.6 mil multas são por excesso de velocidade, diz Detran.

Excesso de velocidade lidera ranking de multas no
Acre (Foto: Reprodução/ TV Acre)

 Janine BrasilTrafegar acima da velocidade permitida puxa o ranking das multas de trânsito no Acre. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), esse tipo de infração foi a mais registrada nos três primeiros meses de 2016.

Segundo o levantamento realizado pelo órgão, os motoristas que foram multados transitaram em uma velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Ao todo, 24% (7.427) do total de 31.689 autuações neste período foram por alta velocidade. O órgão afirma ainda que multas por excesso de velocidade são as infrações médias que mais crescem no Brasil.

A penalidade é considerada média, mas caso o motorista receba uma multa dessa natureza ele precisa pagar o valor de R$ 85,13, além de perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor do Detran, Pedro Longo, disse que o órgão tem buscado divulgar para a população os dados mais relevantes como forma de trabalhar a conscientização. “Estamos dando transparência às informações com a finalidade de conscientizar a população. Na medida em que divulgamos as infrações, e também as principais causas de acidentes, procuramos engajar a sociedade para trabalhar junto conosco”, diz.

Sobre o excesso de velocidade, Longo falou que infelizmente os quantitativos apontam que mesmo com os radares instalados na cidade, os números são altos. “Os radares nos ajudam a computar esses dados. Estamos trabalhando para reduzir essas estatísticas. Adotamos como política divulgar esses números mais relevantes para que a sociedade entenda e compreenda que trânsito é uma tarefa de todos nós”, acrescentou.

Outro dado que o Detran informou é que de janeiro a maio deste ano ocorreram 2.268 acidentes e 26 mortes no trânsito.

Outras infrações
Avançar sinal vermelho (2.785), estacionar em desacordo com a regulamentação – estacionamento rotativo (2.195), dirigir sem CNH ou Permissão Para Dirigir (PPD) (1.498), estacionar no passeio (1.172), estacionar em local / horário proibido especidficamente pela sinalização (1.134) são as outras infrações mais cometidas pelos motoristas no Acre.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima