Everaldo Gomes fala sobre acontecimentos de Avenida e faz esclarecimentos à população

Alexandre Lima, com Marcus José e Marquinho

O prefeito do Município de Brasiléia, Everaldo Gomes, esteve reunido em seu gabinete nesta sexta-feira, dia 26, juntamente com a imprensa local, para esclarecer alguns fatos que aconteceram nesta semana, principalmente à Avenida Manoel Marinho Monte, que foi palco de atos políticos praticados pelo governador do Acre, Sebastião Viana, assessores, vereadores e simpatizantes.

Diante da imprensa e acompanhado de assessores e o engenheiro Márcio, que, diante de um planilha, a mesma apresentada ao organizadores do “S.O.S. Marinho Monte”, prestou conta do que já foi feito e está por vir.

O gestor questionou a postura tomada pelo governador do Acre, Sebastião Viana, onde propagou pela imprensa dizendo que havia pedido a obra para que fosse executada pelo Estado. “Não temos nenhum ofício para que possamos responder. Ao contrário, temos muitos que enviamos e não fomos atendidos”, desabafou.

Prefeito Everaldo Gomes esclarece fatos durante coletiva – Foto: Alexandre Lima

Esclareceu que não se pode desviar recursos federais para outras finalidades, uma vez que foi comentado que, as parcelas que ainda tem para ser destinados à obra, fossem aplicados em outros locais do Município. “Não se pode transferir emendas para outras finalidades, o que pode caracterizar crime. Tem gente brincando com isso, é desvio de projetos e que caracteriza improbidade administrativa e não vamos fazer isso”, disse.

Os recursos destinados à Avenida provenientes de emendas do senador Gladson Cameli (PP) e do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), estão sendo aplicados conforme vem sendo liberados pela Caixa Econômica e Ministério da Integração, sendo que ainda faltam dois.

Planilha detalha do que foi investido na Avenida até o momento.

Uma das empresas que haviam sido contratadas após licitação inicialmente, foi descredenciada e outra está a frente dos serviços no momento. Devido o mal planejamento inicialmente, sem que os moradores e comerciantes fosse avisados, ocasionou a demora nos trabalhos e parte das emendas retornaram à Brasília, mas estão voltando para serem aplicadas novamente.

Everaldo estará viajando à Brasiléia nesta semana, para se reunir com os representantes dos Ministérios envolvidos, onde foi avisado que está garantido a liberação da emenda de Flaviano Melo para o início de Março, assim, dar continuidade aos trabalhos o mais rápido possível.

“Queremos que a população entenda que, em nenhum momento quisemos criar algum problema ou resistência com o Governo do Acre, e sim, trazer a parceria para que os moradores possam ter melhorais ainda mais rápida, já que temos muitas emendas paradas em Brasília. E que a população saiba que temos recursos garantidos para serem licitados agora em Março”, disse o gestor.

Documentos enviados ao Governo do Acre pedindo ajuda para o Município de Brasiléia como um todo.

Também falou do acontecimento onde teve a participação do governador e do agora exonerado do Dnit no Acre, Thiago Caetano, que o recebeu várias vezes e havia dito que nada poderia ser feito na Avenida Rui Lino e Marinho Montes, por haver recursos federais liberados, e que poderia caracterizar duplicidade de recursos. “Estive com vereadores outras vezes no gabinete do governador para entregar documentos pedindo ajuda não só para a Avenida, como também para Brasiléia como um todo, aja visto que passamos por uma catástrofe natural e não temos como recuperar uma cidade sozinho”.

O documento protocolado pelo ex-supervisor do Dnit, foi constatado que não tem validade jurídica, uma vez que a parte em questão, é de responsabilidade do Município e o funcionário já havia sido destituído do cargo e não poderia responder pelo Órgão.

Foi avisado que o Dnit continua parceiro com o Município e Estado e que os trabalhos irão continuar, mesmo com a troca do diretor nos estado do Acre e do estado vizinho de Rondônia.

Engenheiro da Prefeitura falou dos trabalhos que irão ser feitos na Avenida e como poderão ser fiscalizados pela população no site da Caixa Econômica Federal.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima