EUA oferecem troca de prisioneiros para tirar Griner da Rússia

Governo americano busca ferramentas para tirar a jogadora de basquete que enfrenta julgamento por posse de drogas

Os Estados Unidos fizeram uma oferta de troca de prisioneiros para tentar tirar a jogadora de basquete Brittney Griner da Rússia e levar de volta ao território americano. Segundo o Secretário de Estado, Antony Blinken, o país fez uma oferta “substancial” de troca de prisioneiros com os europeus.

Os americanos sugeriram enviar Viktor Bout, um traficante de armas russo apelidado de “O Mercador da Morte” cuja história baseou o filme “Senhor das Armas”, de acordo com a rede de televisão CNN, em troca de Griner e de Paul Whelan, cidadão americano preso em 2018 sob a acusação de espionagem.

Brittney Griner — Foto: Pavel Pavlov/Anadolu Agency via Getty Images

Blinken afirmou que fará uma reunião com o Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, para tratar das negociações. Essa foi a primeira declaração pública dos Estados Unidos admitindo a possibilidade de negociar uma troca de prisioneiros.

“Minha esperança está em, na conversa com o ministro Lavrov, conseguir avançar nos esforços para trazê-los para casa”, afirmou Antony.

Ainda de acordo com o Secretário de Estado, o presidente Joe Biden se envolveu diretamente nas conversas e assinou a proposta oficial direcionada a Moscou.

Griner foi à corte pela sexta vez nesta quarta-feira em julgamento que começou no último dia 1º de julho. Ela foi presa por porte de drogas ao carregar capsulas de vaporizador contendo maconha. Segundo a atleta, ela usa a substâncias para tratar dores e lesões. Se condenada, Brittney Griner pode receber pena de 10 anos de prisão na Rússia.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1