O Saerb afirmou que a grande quantidade de balseiros descendo o rio compromete o funcionamento da ETA I. Foto: Arquivo/Saerb
Em menos de um mês, a Estação de Tratamento de Água I (ETA I) teve suas atividades interrompidas novamente, comprometendo o abastecimento em Rio Branco. Segundo o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), a paralisação total ocorreu às 14h desta sexta-feira (18) devido ao acúmulo de balseiros próximo à bomba de captação no Rio Acre.
A ETA II também enfrenta dificuldades por causa da elevação do nível do rio, reduzindo a distribuição de água em regiões como o Segundo Distrito e parte do Primeiro Distrito. Em março, as duas estações já haviam sido paralisadas, deixando cerca de 300 mil moradores sem água.
O Rio Acre começou a subir na terça-feira (15), passando de 7,41 metros para 10,68 metros nesta sexta. O Saerb alertou que, além dos balseiros, a alta turbidez da água tem prejudicado o tratamento. A situação pode se agravar caso o rio continue a subir.
Com essa elevação das águas, o Saerb afirmou que a grande quantidade de balseiros descendo o rio compromete o funcionamento da ETA I. “Além disso, os níveis elevados de turbidez da água têm dificultado o processo de tratamento”, destacou.
O funcionamento da estação começou a ser comprometido na quinta. Na região do Horto Florestal, por exemplo, o abastecimento foi suspenso na mesma data. Já nas regiões do Centro e Baixada da Sobral parou de cair água nesta sexta-feira, 18.
“Todas as equipes técnicas estão mobilizadas, para restaurar o abastecimento ainda neste sábado”, afirmou o gerente administrativo da Estação de Tratamento de Água I (ETA I).
É disse mais. “A forte correnteza, está dificultando os serviços de limpeza dos balseiros. Reforçamos o compromisso em restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível e agradecemos a compreensão da população”, diz o serviço.
Responsável por abastecer os 40% restantes da capital acreana, a ETA I também passou por problemas recentemente. Em fevereiro deste ano, um deslizamento de terra na captação da estação interrompeu o serviço.
A maior cidade do estado (Rio Branco), tem cerca de 380 mil habitantes, ou seja, praticamente toda a cidade ficou afetada. Foto: cedida