Estudantes do Ramal dos Zacarias, localizado na BR-364, em Cruzeiro do Sul, estão deixando de frequentar as aulas por medo da presença de uma onça que, segundo relatos, circula nas proximidades da escola há cerca de um mês. Nos últimos quatro dias, moradores afirmam ter encontrado rastros e ouvido o esturro do animal na região.
Os alunos precisam atravessar um trecho de mata para chegar à escola. Jardson Silva, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, conta que o medo de um possível ataque tem feito muitos pensarem em desistir. “Um morador escutou o esturro da onça por volta das 5 horas da manhã, o mesmo horário em que as alunas passam. Eu também estudo de manhã e venho sozinho. É muito perigoso”, relatou o jovem em vídeo.
A comunidade cobra uma ação imediata das autoridades para garantir um trajeto seguro às crianças e adolescentes que dependem da estrada para estudar.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ter recebido relatos extraoficiais sobre o avistamento da onça em julho, mas sem registros oficiais. O órgão orienta que os moradores evitem a área e não tentem capturar ou perseguir o animal.
Ainda segundo o Ibama, a onça-pintada é uma espécie protegida por lei e desempenha papel fundamental no equilíbrio do ecossistema. Casos de avistamento de fauna silvestre podem ser comunicados pelo número 0800-061-8080.