Na madrugada deste sábado (7), um estudante de medicina de 22 anos foi preso após uma perseguição policial de aproximadamente 30 quilômetros, na BR-364, em Rio Branco (AC). Identificado como Erick Alves de Lima, o jovem foi flagrado transportando 1.020 maços de cigarros contrabandeados em uma motocicleta.
A ação foi desencadeada por equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Polícia Militar, durante a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. Segundo as autoridades, a tentativa de abordagem ocorreu nas proximidades da ponte do Rio Iquiri, na zona rural da capital, mas Erick desobedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.
De acordo com o Gefron, a fuga foi marcada por direção extremamente perigosa, com velocidade superior a 110 km/h, manobras arriscadas, trânsito na contramão e desrespeito às leis de trânsito, colocando em risco outros motoristas e pedestres. A perseguição seguiu até o bairro Cidade do Povo, onde a motocicleta apresentou falha na transmissão e foi interceptada.
Durante a abordagem, os policiais constataram que o baú da moto, que havia se desprendido durante a fuga, continha os cigarros de origem estrangeira. O compartimento foi encontrado por um morador da região e entregue voluntariamente na Delegacia de Flagrantes.
Erick foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes de Rio Branco, e os cigarros foram entregues à Receita Federal do Brasil.
“O que chamou a atenção dos policiais é o fato de o cidadão ser estudante de medicina na Bolívia. Um dos nossos agentes o reconheceu, pois ele costuma passar pela barreira em Plácido de Castro. Infelizmente, dessa vez estava envolvido em um ato ilícito”, afirmou o comandante do Gefron, coronel Assis.