Acre

Estado envia segunda remessa de medicamentos e insumos do Ministério da Saúde aos municípios atingidos pela cheia dos rios

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), enviou nesta terça-feira, 5, mais oito kits de insumos e medicamentos recebidos pelo Ministério da Saúde (MS), para distribuição aos municípios atingidos pela cheia dos rios no estado. As localidades contempladas são Rio Branco, Marechal Taumaturgo, Epitaciolândia, Tarauacá, Xapuri, Feijó e Porto Walter.

Cada kit tem capacidade para assistir 1,5 mil pessoas durante um mês. Foto: Luan Martins/Sesacre

O secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, acompanhado do titular da Sesacre, Pedro Pascoal, esteve no galpão do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Dafi) da pasta, em Rio Branco, para despachar os kits recebidos.

“Agradecemos por todo o empenho da equipe da Saúde e, acima de tudo, a parceria com o governo federal, com o Ministério da Saúde, ao organizar esses kits para atender a população em todo o estado. A gente tem visto todo o trabalho que é feito por meio da Secretaria de Saúde, com toda a equipe atendendo as comunidades mais distantes, de Marechal Taumaturgo a Assis Brasil, onde tivemos esse acometimento, com o agravo das cheias. Estamos juntos pelo Acre”, destacou Alysson Bestene.

“Agradecemos por todo o empenho da equipe da Saúde e, acima de tudo, a parceria com o governo federal, com o Ministério da Saúde, ao organizar esses kits para atender a população”, destacou o secretário de Governo, Alysson Bestene. Foto: Luan Martins/Sesacre

Os insumos incluem ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, seringas e hipoclorito de sódio (solução 2,5%), para tratar água para consumo humano. A relação de medicamentos permite o atendimento de pessoas com agravos agudos e crônicos, além de medicamentos da atenção básica, antibióticos e anti-inflamatórios para situações secundárias decorrentes do alagamento, como doenças respiratórias ou transmitidas por vetores.

“Recebemos mais oito kits de desastres, que serão destinados para os municípios que já decretaram a situação de emergência de saúde pública”, ressaltou Pedro Pascoal, titular da Sesacre. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Recebemos mais oito kits de desastres, que serão destinados para os municípios que já decretaram a situação de emergência de saúde pública, kits compostos por antibióticos, medicamentos parasitários, medicamentos em geral, materiais médico-hospitalares, gazes, compressas e seringas, para contemplar aqueles que foram acometidos pelas águas. Iremos levar assistência à nossa população da melhor forma possível”, ressaltou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Insumos incluem ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, seringas e hipoclorito de sódio (solução 2,5%) para tratar água para consumo humano. Foto: Luan Martins/Sesacre

Visando atender a população desabrigada nos municípios, o Ministério da Saúde também enviou uma equipe para auxiliar, como parte de uma resposta imediata e qualificada diante de situações de emergência em saúde pública, reforçando o compromisso do governo federal em garantir o apoio necessário para enfrentar os desafios decorrentes de desastres naturais e proteger a vida dos cidadãos brasileiros. Cada kit tem capacidade para assistir 1,5 mil pessoas durante um mês.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência Brasil