Escolas do município de Brasileia participam do Prova Brasil

Segundo a secretária municipal de educação, Ramiege Rodrigues, atualmente o IDEB do município de Brasileia é de 5.2 pontos

Está sendo realizado em todo o país as avaliações do Prova Brasil, que são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

A Prefeitura de Brasileia por meio da Secretaria Municipal de Educação, está desde o início do ano realizando capacitações e simulados tanto para os professores quanto para os alunos que irão realizar as provas nesta quarta-feira, 25 de outubro. As provas são realizadas a cada dois anos, e apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola, município e estado.

Segundo a secretária municipal de educação, Ramiege Rodrigues, atualmente o IDEB do município de Brasileia é de 5.2 pontos. “A nossa expectativa é que após as avaliações desse ano possamos subir a pontuação para 6. Irão participar das avaliações turmas do 5° e 9° ano do ensino fundamental e as turmas do 3° ano do ensino médio, totalizando a participação de 6 escolas do ensino fundamental, 3 área urbana e 3 área rural, e 5 escolas estaduais presente no município, a exemplo das escola Kairala José Kairala (KJK)”, informou Ramiege Rodrigues.

Atualmente o IDEB do município de Brasileia é de 5.2 pontos

Nos testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A gestora Francisca Oliveira, da escola Élson Dias Dantas, falou da importância da realização do Prova Brasil. “É um momento importante para nós professores, pois a avaliação do Prova Brasil vai nos dar uma média para nossa escola. E a SEME realizando essas capacitações nos motiva para dar continuidade no nosso trabalho”, relatou Francisca.

As provas são realizadas em todo o país e iniciaram no dia 23 de outubro encerrando no dia 3 de novembro. A prefeita destacou a importância de cuidar dos nossos alunos e melhorar o IDEB do município.

“Passamos o ano inteiro trabalhando para que pudéssemos melhorar a qualidade do nosso ensino em Brasileia, tendo como referência a escola estadual Getúlio Vargas que possui o maior IDEB do nosso município, e porque não uma escola municipal possa alcançar essa meta. E esse é o momento em que o poder público precisa investir ainda mais na educação, cuidando do nosso presente, cuidando dos nossos alunos, para que possamos ter um futuro ainda melhor”, destacou Fernanda Hassem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima