Epitaciolândia realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES).

 

Nesta quinta-feira, dia 06 de junho, no auditório do Buffet Art Eventos. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência reuniu cerca de 150 participantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e representantes de diversas entidades do setor.

Estiveram presentes e compuseram o dispositivo de honra o prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes, a Secretária Municipal de saúde Jessica Morais, Alesta Amâncio da Costa – conselheira estadual de saúde, Antônio Anderson Gomes de Souza (palestrante), Alessandra Lima da Silva – relatoria estadual, Dr. Pedro Oliveira Superintendente do Ministério da Saúde, Dra. Andréia Vasconcelos Representante da Regional de Saúde, Enfermeiro Francisco Andrade Representante do CONASEMS e Vereador Pantico.

A dar como aberta a 1ª Conferencia de Saúde de 2024, o prefeito Sérgio Lopes falou dos avanços e dos desafios na área da saúde.

“Ao declarar aberta a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES), quero dizer que a gente tem procurado valorizar os servidores públicos, teve início da nossa gestão, talvez eu seja o único prefeito que nesse nessa último quadriênio dei 37.5% de aumento para todos os servidores públicos, e não é diferente na categoria da Saúde, nós tivemos a alegria de receber agora no último dia 12 de maio dia em que homenageia o dia da enfermagem um certificado de agradecimento porque nós somos o primeiro princípio do Brasil a pagar o piso nacional para enfermeiros, recebemos a homenagem em nome de toda a Classe, pela valorização e por ter sido o primeiro prefeito a pagar o piso a Classe no Estado do Acre e toda região norte. Foram homenageados também a Enfermeira Solange e a Técnica de enfermagem Fátima, representando toda a Classe da Enfermagem por mais de 10 anos que exercem a Profissão da Enfermagem no Município. Porem sabemos que são vocês que estão na ponta e sabem de cada necessidade, e aqui nessa conferência é o lugar certo para deliberarem as melhorias que queremos no SUS de uma forma democrática. Boa Conferencia a todos e que tenhamos bons resultados. ” Pontuou.

Convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Resolução nº 724, de 09 de novembro de 2023, a conferência faz parte das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Em Fortaleza, a realização deste evento marca um importante passo na valorização das instâncias de controle social como espaços de discussão sobre políticas que impactam diretamente os trabalhadores da saúde.

A 1ª CMGTES é parte do processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

Durante a Conferência diversos grupos de trabalho debateram e formularam propostas referentes aos eixos da Conferência, com foco na melhoria das condições de trabalho e formação dos profissionais do SUS. O objetivo é debater e avaliar as políticas de trabalho e educação na saúde, visando à reformulação de diretrizes e propostas que consolidem uma política pública de saúde eficiente e permanente.

Com informações do portal do SUS*

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria