Epitaciolândia realiza Formação para Professores do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Epitaciolândia realizou a 1º etapa da formação continuada, direcionada para os educadores que atuam com os 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

No mês de Julho iniciou-se a formação com Professores e Coordenadores da rede municipal de ensino, com a diretora de assuntos educacionais da SEMED/Epitaciolândia a Historiadora e Psicopedagoga Sueli Silva de Souza e com o Formador, Técnico e Matemático Antônio Soares. A pauta abordou temas pertinentes ao processo ensino e aprendizagem referente a Português e Matemática para os 4º e 5º anos do ensino Fundamental, bem como a analise dos resultados das avaliações externas. O evento aconteceu no Salão de Seção da Câmara Municipal de Vereadores de Epitaciolândia.

A formação iniciou com as boas vindas da Secretária Municipal de Educação Eunice Maia Gondim, que ressaltou a importância da preparação dos profissionais da educação e a influência exercida por eles na formação social do educando: “O nosso encontro vem para tratar de assuntos muito pontuais no dia-a-dia das nossas escolas e, não há nada melhor do que preparar os nossos profissionais para este trabalho que é tão importante. O professor possui um papel crucial nas práticas ligadas à gestão democrática da escola e, para exercê-lo com competência, é necessário ter uma boa noção técnica, política, humana e contingencial. Vivemos uma época de mudanças rápidas e por isso o nosso conhecimento precisa acompanhar tal movimento. Só com profissionais de qualidade a nossa educação é capaz de alavancar um futuro de evoluções eficazes”, afirma.

A maratona de atividades foi realizada no intuito de discutir, junto aos educadores da rede municipal de ensino, diretrizes para reforça os propósitos da Educação Matemática e de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, o uso da matriz de referência da Prova Brasil pelos professores nas instituições, Compreender a Matriz de Referência como recorte das Orientações Curriculares, Discutir a importância do plano de curso como instrumento de trabalho que referencia os conteúdos, os objetivos, os procedimentos e processos de avaliação a serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem nas unidades escolares; e, diversos outros processos construídos coletivamente no âmbito escolar. Além dos debates e oficinas práticas, os profissionais da Educação puderam usufruir de momentos de interação e troca de experiências, por meio de coffee break realizado para que cada um pudesse se conhecer e dividir informações relacionadas às suas atribuições no cotidiano escolar.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima