Epitaciolândia participa do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado da Bahia

A Secretária Municipal de Educação do Município de Epitaciolândia Eunice Maia Gondim participou do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na semana passada, segundo a Secretária o encontro foi muito produtivo pois lá os Dirigentes(Secretários) da Educação aprendem novas norma de administração através de palestras e troca de idéias. Mais de mil Dirigentes de Educação (DME) e educadores de todo o país estiveram reunidos no município de Mata de São João/BA para participar do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A educação básica e a atuação dos novos prefeitos eleitos foram colocados como os  principais desafios.

Dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontam que 70% dos prefeitos eleitos no pleito de 2012 estão em seu primeiro ano de gestão. Para orientar os novos Dirigentes de Educação, foram tratados temas considerando a perspectiva do Dirigente: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação
Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino e outros.

Os participantes do Fórum também terão informações sobre políticas públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal, com as “salas de atendimento institucional”. Uma delas é a do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A autarquia é responsável pela transferência de recursos aos estados, Distrito Federal e municípios, para atendimento às escolas públicas de educação básica, bem como pela gestão de programas e projetos educacionais, além de prestar assistência operacional aos programas geridos pelo MEC.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima