Epitaciolândia: 18 de Maio, dia de combate ao abuso e a exploração sexual

Da redação, com Almir Andrade

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de Maio, é uma conquista que demarca a Luta pelos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território Brasileiro.

Por que 18 de maio? Este dia foi escolhido porque no dia 18 de Maio de 1973 na cidade de Vitória-ES um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como “Crime Araceli”, onde uma criança foi enviada pela própria mãe a enviar drogas num apartamento de um grupo de rapazes, ao chegar no local além de drogada, a menina foi estuprada,morta, teve seu rosto desfigurado com ácido e seu corpo foi carbonizado. Este crime apesar de sua natureza hedionda ainda hoje está impune.

A intenção de 18 de Maio é Sensibilizar, informar e convocar a todos para participarem desta luta.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – CREAS realizou com as  escolas, sociedade civil, instituições governamentais e não governamentais, igrejas e a população em geral uma  caminhada no centro de Epitaciolândia, nesta sexta – feira, dia 16 de maio de 2014. A concentração aconteceu  na Praça Edmundo Pinto, em frente ao colégio Joana Ribeiro Amed.

O prefeito André Hassém deixou uma mensagem para as famílias:

“Graças a Deus nossa cidade está unida contra esse tipo de violência, temos em Epitaciolândia poucos casos de exploração e abusos sexuais e quando algo dessa ocorrência surge toda uma equipe preparada entra em ação. Hoje podemos contar com a Secretaria Municipal  de Cidadania e Ação Social de Epitaciolandia,  com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social  – CREAS , com o próprio Conselho tutelar que tem nos dado total apoio. E eu quero dizer às famílias que já sofreram, ou estão passando por este tipo de  agressão que nos procure, que não se cale, porque juntos nós somos mais fortes. Não vamos nos emudecer , mas vamos juntar nossas forças e punir os criminosos, da maneira correta diante da lei nós temos amparo. E que a cada dia nossa cidade esteja mais segura e preparada para lidar com essas situações, onde nossos filhos, porque eu também sou pai,  possam crescer debaixo de segurança e cuidado, onde se um vê denuncie sem medo, levante a voz, preste socorro. Que deus abençoe a todos. ”

Caso você saiba de algum caso onde uma criança ou adolescente vem sendo vítima de abusos, exploração sexual, ou qualquer espécie de violência, sendo ela física ou psicológica, ligue para os telefones : 3546 – 5414 (CREAS) ou disk 100.

Denuncie, não seja mais um cúmplice dessas violências.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima