Entrega de ajuda na Venezuela gera manifestação e confrontos

A entrega de ajuda humanitária à Venezuela causou manifestações neste sábado do lado da Venezuela e dos vizinhos Brasil e Colômbia, onde teve confrontos entre manifestantes e a polícia.

Do lado do Brasil, em Pacaraima, um grupo aguarda em volta dos veículos carregados.

Pela madrugada deste sábado, duas caminhonetes com mantimentos e medicamentos deixaram Boa Vista rumo à fronteira, em Pacaraima, a 215 km, na fronteira com a Venezuela, que continua fechada.

O fechamento das fronteiras foi feito para evitar a entrada de ajuda humanitária.

Maduro e alguns dos aliados, como Rússia e Bolívia, declararam que a ajuda é um artifício para uma intervenção externa na Venezuela.

Uma fila de militares com escudos antimotim fechando a via que dá a acesso ao país vizinho, onde ao menos dois morreram em confrontos com forças militares na sexta-feira.

A movimentação faz parte de uma ação coordenada entre EUA, Colômbia, Brasil e a oposição venezuelana para forçar a deposição de Nicolás Maduro, que, impopular e isolado internacionalmente, depende do apoio das Forças Armadas para se manter no poder.

Além da barreira humana, é possível avistar, a partir do lado brasileiro, grupos de militares venezuelanos ao longo da fronteira seca com o Brasil. Para cruzar, é preciso percorrer vários quilômetros a pé por um caminho montanhoso.

Além da preocupação com conflitos, os moradores do lado brasileiro estão com temor de ficar sem gasolina -por causa do preço baixo e do contrabando, não há um posto sequer no trecho da BR-174 que liga Pacaraima a Boa Vista.

Quando a fronteira está aberta, os brasileiros abastecem em um posto de gasolina aberto apenas para estrangeiros.

Confrontos

Na fronteira com a Colômbia nos arredores de uma ponte fronteiriça em Ureña (Táchira), que teve o fechamento ordenado na noite de sexta por Maduro, militares venezuelanos e manifestantes se enfrentam neste sábado. A polícia usa bombas de gás e são enfrentados com pedras e pneus incendiados.

Do lado da Colômbia, dez caminhões com mantimentos e medicamentos fazem fila para entrar no pais.

O líder da oposição e autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, discursou antes de os caminhões partirem para a fronteira. Disse que o objetivo é puramente humanitário e pediu que os militares venezuelanos permitam a entrada dos itens.

Cerca de 40 mil venezuelanos cruzam diariamente as fronteiras em Táchira, segundo autoridades migratórias. A maioria volta ao país após trabalhar ou comprar remédios e outros produtos em escassez.

Na noite de sexta, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou o fechamento da fronteira venezuelana com a Colômbia em Táchira.

“Devido às graves e ilegais ameaças tentadas pelo governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela”, Caracas “tomou a decisão de um fechamento total temporário” de todas as pontes que unem os dois países por Táchira, escreveu Rodríguez em uma rede social.

Valor On Line

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação