Entrada de imigrantes pelo Acre continua dentro da normalidade

chegada de imigrante está dentro da normalidade nos últimos dias na cidade de Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

A especulação sobre um possível trabalho de impedimento de entrada de imigrante no Brasil, através do Acre, não condiz com a realidade na fronteira acreana. O fluxo imigratório continua normal até esta sexta-feira, dia 5, segundo foi informado por agentes da imigração da Polícia Federal em Epitaciolândia.

Segundo se falava, uma força tarefa teria sido montada com homens da Força Nacional, mas tal boato foi descartado pelo Comando do 10º Batalhão, onde comunicou que os trabalhos estão estendidos ao combate ao tráfico, entre outros delitos.

Segundo foi divulgado pelas agencias oficiais de notícias, o Ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, anunciou que vai ampliar a concessão de vistos para imigrante, além de combater o tráfico ilegal dos mesmos através de organizações criminosas e coiotes.

Força Nacional está realizando trabalhos de prevenção ao tráfico e outros delitos na fronteira – Foto: Alexandre Lima

O estado do Acre se tornou uma das principais rotas de entradas de imigrantes da vários países da Ásia e América Central, principalmente de haitianos que sofreram com um terremoto em 2010.

Segundo o governador do Acre, a situação dos imigrantes já custou R$ 11 milhões ao estado, além de desconforto com outros estados que vem reclamando da não organização e planejamento para envio dessas pessoas que estão procurando uma nova vida e fugir da pobreza principalmente.

Matérias relacionadas:

Brasil vai ampliar concessão de vistos a haitianos, diz Cardozo

Justiça defere ação do MPT contra União por calamidade humanitária de imigrantes

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima