fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Entenda como a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia e a alta demanda por medicamentos influenciam na compra pelo setor público

Publicado

em

“Ah! Mas a guerra é lá na Ucrânia, não tem nada a ver com o Brasil”. Será mesmo? Em uma análise rápida: 68% dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs) são provenientes da China, que atualmente adota uma severa política contra a covid-19, além da dependência de importação para conseguir outros materiais como a embalagem, blister, tinta, frascos e conta-gotas.

Outra dificuldade que diversos países além do Brasil enfrentam é quanto ao preço dos medicamentos, pois os Estados seguem critérios, regras estabelecidas pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Ou seja, uma secretaria de saúde não pode simplesmente ir a qualquer farmácia e comprar 10 ampolas de dipirona injetável, por exemplo. Existe cotação, e um fluxo para a própria segurança quanto ao uso do dinheiro público.

“A dificuldade de abastecimento está na desorganização do fluxo do comércio internacional, iniciada com a paralisação de cadeias produtivas durante a pandemia e agravada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pela política covid zero da China, que junto com a Índia são os maiores produtores de insumos farmacêuticos. Há ainda o aumento nos preços dos combustíveis, que pressionam os custos devido ao frete”, explicou a chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Priscila Nogueira.

Vamos entender?

A CMED possui uma lista que regula o preço máximo pelo qual os medicamentos podem ser vendidos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o setor privado. Com a alta de preços dos insumos por causa da pandemia e da guerra na Ucrânia, o valor necessário para produzi-los se tornou maior do que aquele pelo qual eles poderiam ser comercializados, inviabilizando a produção.

Mesmo assim, o Ministério da Saúde aprovou a suspensão do teto de preços até o final de 2022 para medicamentos essenciais que estejam em falta, cuja decisão foi aprovada pela CMED no início de maio. Mensalmente, o Ministério irá avaliar os remédios que devem entrar ou sair desse rol e ainda fiscalizar a atuação das empresas farmacêuticas.

Mesmo com todas as dificuldades impostas por um cenário mundial, que independe da vontade pessoal dos gestores, o governo do Acre, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Sesacre, não mede esforços e busca alternativas e estratégias para adquirir medicamentos.

“Fruto dessa articulação foi a doação de 200 mil bolsas de paracetamol injetável, que possui ação semelhante a da dipirona para o abastecimento das unidades de saúde estaduais, pois a falta de dipirona é a nível nacional”, explicou Priscila Nogueira.

São cerca de três mil ampolas de dipirona por dia consumidas no estado, explicou Priscila Nogueira: “Uma coisa é você ir em uma drogaria e comprar 10 ampolas, outra coisa é você comprar 2 mil, 4 mil. Sendo que nossa média de uso mensal é de 90 mil ampolas de dipirona injetável”.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com 3,8 mil quilos de soja por hectare, Acre teve produtividade 10,79% maior que a média do país em março

Publicado

em

Por

Um estudo da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) que analisou o cenário da soja revelou que em março a produção em terras do estado foi maior que a média do país. Segundo os dados, o Brasil apresentou, no período, uma produtividade média de 3.437 kg por hectare, enquanto o Acre gerou uma produtividade média de 3.808 kg por hectare. Portanto, o Acre alcançou, em março, uma produtividade 10,79% maior que o Brasil.

O estudo, publicado no último dia 8, faz parte das análises de uma edição especial do boletim de conjuntura econômica sobre desafios e oportunidades para a produção de soja no Brasil e no Acre em 2024, do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento.

Produção de soja e milho no Acre bateu recorde de produtividade em 2023. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Especificamente no caso do estado do Acre, a produção de soja vem se destacando com um crescimento exponencial nos últimos anos, fazendo com que, no ano de 2023, a soja assumisse o primeiro lugar em valores exportados pelo estado”, reforça o texto.

Segundo o estudo, a produção de soja apresentou um crescimento de mais de 15.000%, saindo de pouco mais de 300 toneladas em 1998, para 45.700 toneladas em 2023, e com uma estimativa para superar as 60 mil toneladas em 2024. No período de 2022 para 2023, o Acre dobrou a produção de soja, saindo de 22.667 toneladas em 2023, para 45,7 mil toneladas em 2024. O destaque é para o município de Plácido de Castro, que produziu 10.230 toneladas em 2022, representando 45% da produção do estado no ano passado.

Quanto à área plantada, o Brasil evoluiu de 13 mil hectares em 1998 para 45 mil hectares em 2023, uma elevação de 246%. O Acre expandiu de 120 hectares em 1998 para 13.100 hectares em 2023, um acréscimo de 10.816%.

“No estado do Acre a evolução da participação da soja na produção total de grãos é significativa, saindo de 0,7% em 1998 para 9,82% em 2022, um crescimento de 1.302,86% em 14 anos. A variação do Brasil no mesmo período foi de 131%. Isso mostra a força pujante que a produção da soja vem apresentando no estado, se comparada a outros produtos do agronegócio na região, ocorrendo o mesmo quando comparada aos números médios do Brasil. O município acreano que mais vem se destacando é Plácido de Castro, onde a soja representou 41,42% da produção de grãos daquela localidade e 45% da produção acreana em 2022”, consta no documento.

Governo aposta em tecnologia para expansão de soja no estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O documento ainda lista os desafios do cultivo da soja no estado, entre eles a preocupação com o meio ambiente. Porém, desde a expansão da plantação de soja no estado, o governador do Acre, Gladson Cameli, tem reforçado que a responsabilidade ambiental anda de mãos dadas com esse novo mercado que se consolida no estado.

“Não precisa derrubar nenhuma árvore. Temos muitas áreas abertas totalmente improdutivas. São essas terras que serão utilizadas pelo agronegócio. Basta respeitar o novo Código Florestal. Estamos desburocratizando tudo aquilo que atrapalha nossos produtores”, diz.

Cameli destaca ainda que esse números são respostas de ações pensadas para a economia do estado. “Esse foi um dos nossos principais compromissos assumidos com a população. Temos uma terra rica e muito abençoada. Além disso, estamos comprovando que é possível produzir sem destruir o meio ambiente. Queremos nos desenvolver, mas sempre respeitando a natureza”, afirma o governante.

A tecnologia é outra aliada para manter a floresta de pé. Com a utilização de técnicas modernas, é possível produzir mais em espaços cada vez menores, principalmente em áreas degradadas. “As produções agrícolas do Acre estão atingindo níveis sem precedentes, e tal aumento se atribui a diversas aplicações em investimentos tecnológicos, pesquisa e infraestrutura, sempre na busca de prestar um braço amigo, ajudando o produtor a crescer com o estado. O governo do Acre tem feito a sua parte, ao disponibilizar seis silos para secagem e armazenagem de grãos, tem oferecido maquinário e assistência aos produtores. Estamos vivendo um momento diferente na nossa produção rural, e a cultura da soja veio para ficar. Outros investimentos serão feitos para ajudar ainda mais o homem do campo”, enfatizou José Luis Tchê, secretário de Estado de Agricultura.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura abre inscrições de processo seletivo com mais de 80 vagas nesta segunda; confira

Publicado

em

Ao todo, são 81 vagas disponíveis para os níveis fundamental, médio, superior e técnico

As inscrições são feitas de forma forma presencial na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Avenida Chicó Rabelo

assessoria

Ao todo, são 81 vagas disponíveis para os níveis fundamental, médio, superior e técnico. A remuneração vai de R$ 1.412,00 a R$ 3.500,00 e a carga horária será de 25 a 40 horas semanais.

As vagas disponíveis são:

  • Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento – Cirurgião Dentista (2), Educador Físico (1), Farmacêutico (1), Nutricionista (1), Psicólogo (1), Assistente Social (1), Técnico de Enfermagem (3), Recepcionista (1), Microscopista (2), Auxiliar de Farmácia (1), Vigia (1), Auxiliar de Serviços Gerais (1) e Motorista (2).
  • Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Professor(a) Pré-Escola (4), Professor(a) de Creche Parcial (7), Mediador (11), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (3), Professor(a) de Ensino fundamental I (13), Monitor(a) de Transporte Escolar (8), Assistente Educacional (8), Auxiliar de Serviços Gerais (7), Motorista de Transporte Escolar (1) e Assistente Social Educacional (1).

As inscrições são feitas de forma forma presencial na Secretaria Municipal de Administração, localizada na Avenida Chicó Rabelo nº 56, Porto do Acre-AC.

O processo será feito por análise curricular. O resultado final será divulgado no dia 23 de maio no Diário Oficial do estado do Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Calendário de jogos do interbairros de games será divulgado dia 8 de junho

Publicado

em

Por

Está programada para o dia 8 de junho a divulgação do calendário do Campeonato Interbairros de Games, categoria Free Fire, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). O projeto promove a interação entre os jovens de diferentes bairros de Rio Branco, criando um ambiente de confraternização e união em torno da paixão pelos games. Equipes da Seict, da Secretaria de Governo (Segov) e parceiros do evento divulgam o certame nas escolas públicas das dez regionais da capital.

Gestores apresentam projeto nas escolas para efetivar inscrições. Foto: cedida

“Estamos contentes com o sucesso das inscrições e os objetivos de integração da juventude que é fã dos jogos. O campeonato teve uma recepção calorosa no Lago do Amor, onde vários jogadores tiveram acesso às inscrições, conheceram o regulamento e interagiram com a coordenação”, disse o diretor de Ciência da Seict, Ricardo Damaceno.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o campeonato foi organizado com uma estrutura profissional para jogadores de Free Fire desde as etapas regionais até a grande final, que está marcada para ser realizada na Expoacre 2024.

“Fazemos com ajuda de todos os parceiros uma busca ativa de novos talentos, incentivando, ao mesmo tempo, o crescimento da modalidade no estado. Além disso, geramos visibilidade para o cenário acreano de e-sports, atraindo investimentos e oportunidades”, acrescentou Mesquita.

O evento técnico de credenciamento e integração dos inscritos será efetuado no dia 9 de junho. A premiação, de R$ 6,5 mil, tem incentivo da iniciativa privada e será entregue nas competições regionais e na etapa final do certame.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo