Enem 2015 terá esquema de segurança reforçado no Acre

Candidatos devem ficar atentos ao horário e local das provas (Arquivo Secom)

Pedro Paulo – Assessoria Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou nesta quarta-feira, 21, os detalhes da estrutura de policiamento no Acre durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). O certame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro em 17 dos 22 municípios acreanos.

Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Ricardo Brandão, em 2014 alguns incidentes foram identificados nos dias e locais de provas, como: arrombamento de veículos e tumultos durante o fechamento dos portões. Estas informações nortearam a segurança na organização do policiamento nos locais de provas neste ano.

“A Sesp montou um Comitê Integrado de Monitoramento Estadual, com o objetivo de acompanhar durante os dias de provas, em todo o estado, de modo que possa se antecipar aos problemas e dar uma resposta imediata caso a caso”, explicou o coronel.

O serviço de escolta dos malotes e a segurança de todos nos locais de aplicação das provas será feito pela Polícia Militar. Já as polícias Civil e Federal são responsáveis pela condução de inquéritos e flagrantes relacionados às tentativas de fraudes no Enem. Neste ano, a Polícia Rodoviária Federal, vai auxiliar na escolta dos malotes de provas para a cidade de Boca do Acre/AM.

“As inteligências das agências do Estado e União, estão em sintonia de forma a se antecipar a possíveis tentativas de fraudes ou outros crimes que porventura ocorram durante a aplicação do exame, de modo que o Estado possa garantir a segurança integral de todos”, destacou Ricardo Brandão.

Dicas para evitar problemas

Outro aspecto observado pelo secretário adjunto diz respeito ao comportamento de participantes do Enem. É importante, segundo Ricardo, que as pessoas utilizem transporte público ou alternativo para o deslocamento até os locais de provas e procurem chegar com antecedência aos locais, de forma a evitar problemas com o horário.

No Acre os portões dos locais de provas serão abertos às 9h, horário local, e vão fechar às 11h, mas diferente do que ocorria antes, os candidatos vão ter que esperar um pouco mais para fazer a prova, que só vai começar às 11h30. Essa é uma medida de segurança para evitar fraudes.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima