Emenda que prevê indenização a ‘soldados da borracha’ será promulgada na quarta

A promulgação da emenda constitucional que estabelece o pagamento de uma indenização única de R$ 25 mil aos soldados da borracha e dependentes legais está marcada para esta quarta-feira (14), às 12h, em sessão solene do Congresso Nacional, a ser realizada no Plenário do Senado.

A Emenda 78/2014 vai beneficiar os seringueiros que na década de 1940 deixaram suas cidades – a grande maioria na região Nordeste – para extrair seringa na Amazônia. A borracha tinha como destino os Estados Unidos, onde era usada nos equipamentos utilizados pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao discutir a proposta no Plenário do Senado, a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) informou que 55 mil pessoas participaram dessa empreitada, que à época foi organizada pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (Semta). No entanto, ainda de acordo com Vanessa, cerca de 20 mil morreram na selva.

Durante audiência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no ano passado, os seringueiros contaram que apenas 6 mil soldados da borracha estão vivos. Nos últimos dias, como relatou o senador Aníbal Diniz (PT-AC), quatro desses homens morreram.

– É uma PEC da maior importância, porque traz um benefício para pessoas octogenárias. Muitas delas já estão em estado muito avançado de vida e algumas morreram recentemente.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) elogiou o Senado pela aprovação da proposta de emenda constitucional.

– A emenda constitucional beneficia aproximadamente 12 mil soldados. São homens e mulheres que se dedicaram à nação brasileira e a uma região tão cobiçada como a Amazônica.

A Constituição já prevê que os soldados da borracha têm direito a pensão vitalícia no valor de dois salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 1.448,00.

A proposta (PEC 61/2013) que dará origem à Emenda Constitucional 78/2014 foi aprovada no Plenário do Senado em 23 de abril.

Agência Senado

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima