Em um ano, número de pessoas mortas por policiais no Acre cai 69%

Um levantamento feito pelo G1mostra que o número de pessoas mortas por policiais caiu, se comparar os ano de 2017 e 2018. O Brasil teve no ano passado 6.160 pessoas mortas por policiais – 935 a mais que em 2017. No mesmo período, 307 policiais foram assassinados – número menor que o do ano anterior.

No Acre, 21 pessoas foram mortas por policiais no ano passado – 68% a menos do que o registrado em 2017, quando foram 68 mortes. O levantamento é feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Os dados, inéditos, compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço).

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Se comparado com os sete estados da região Norte, o Acre é o quarto com a maior taxa de mortes provocadas por policiais, com 2.4. Ficando atrás de Amapá (5.3), Roraima (4.3) e Pará (2.8). No ano passado, um policial no estado acreano, segundo os dados.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre