fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Em meio à pandemia, Acre tem queda de mais de 55,8 mil procedimentos médicos em ambulatórios do SUS

Publicado

em

Dose da vacina contra a Covid-19 no Acre — Foto: Pedro Devani/Secom-AC

As restrições de acesso aos hospitais, o contingenciamento de leitos para o tratamento da covid-19 e o medo de pacientes em procurar ajuda médica em função da pandemia provocaram a queda de 55.829 procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no Acre. Esses procedimentos são aqueles não programados ou que não são considerados de urgência e emergência.

Os dados fazem parte de um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgado nesta segunda-feira (13), a partir do volume de atendimentos médicos registrados no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS).

O estudo revela que, entre 2019 e 2020, houve uma redução de 34% na quantidade de procedimentos médicos ambulatoriais no Estado do Acre, saindo de 162.998 para 107.169. Em todo Brasil, a queda foi de 28%.

Maior percentual de redução de cirurgias do país

Ao analisar as cirurgias eletivas, hospitalares ou ambulatoriais, o Acre apresentou o maior percentual de redução de todo o país em meio à pandemia.

Conforme os dados apresentados pelo CFM, esses procedimentos caíram 58%, saindo de 50.402 em 2019 para 20.998 no ano passado. Já no país, essa redução foi de 31%.

Em todo Brasil, o CFM constatou redução de pelo menos 16 milhões de exames com finalidade diagnóstica, 8 milhões de procedimentos clínicos, 1,2 milhão de pequenas cirurgias e 210 mil transplantes de órgãos, tecidos e células.

Retomada dos atendimentos

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente redução dos casos de contaminação pelo novo coronavírus e de internações, já começa a ser observada uma retomada dos atendimentos eletivos.

Ainda segundo o levantamento do CFM, com base em números oficiais do Ministério da Saúde, foram realizados 72.448 procedimentos médicos ambulatoriais eletivos no Acre durante o primeiro semestre de 2021.

Da mesma forma que os procedimentos ambulatoriais, o número de cirurgias eletivas demonstra recuperação neste ano. Ao todo, foram realizadas 9.980 cirurgias entre janeiro e junho de 2021.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 006/2025 – COMPRAS.GOV 90006/2025

OBJETO: Registro de Preços para aquisição de peças originais ou genuínas destinadas à manutenção preventiva e corretiva da frota de máquinas pesadas pertencentes ao Município de Brasiléia.

Data da Abertura: 08 de abril de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/03/2025 nos seguintes endereços eletrônicos:  https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e  https://www.brasileia.ac.gov.br/.

 

Brasiléia/AC, 25 de março de 2025.

   

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

 


 

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 007/2025 – COMPRAS.GOV 90007/2025

OBJETO: Registro de Preços para Contratação de empresa especializada em Serviços Funerários, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Data da Abertura: 09 de abril de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/03/2025 nos seguintes endereços eletrônicos:  https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e  https://www.brasileia.ac.gov.br/.

Brasiléia/AC, 25 de março de 2025.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem é executado a tiros em ramal próximo à UFAC no interior do Acre

Publicado

em

Lucas Ferreira de Souza, de 25 anos, foi encontrado com 14 perfurações de bala; polícia suspeita de acerto de contas no mundo do tráfico

Um homem foi executado com pelo menos 14 tiros na noite desta segunda-feira (24) no ramal da UFAC, que liga a Vila do Incra ao município de Porto Acre. A vítima foi identificada como Lucas Ferreira de Souza, de 25 anos, conhecido como “Luquinha”.

Segundo relato do irmão da vítima, Cleudomar Ferreira, Lucas era usuário de drogas e temido na comunidade por seu comportamento violento. “Ele vivia vagando pelas ruas e pode ter se envolvido em dívidas com o tráfico”, afirmou Cleudomar, visivelmente abalado.

A Polícia Militar foi acionada após moradores relatarem vários disparos na região. Ao chegar ao local, cerca de 200 metros da rodovia AC-10, os militares encontraram o corpo de Lucas caído sobre uma bicicleta rosa. O SAMU foi acionado, mas só pôde confirmar o óbito.

Peritos do IML recolheram 7 cápsulas de pistola calibre 9mm no local. “Foi uma execução clara, com tiros no pescoço, rosto, tórax e braço”, explicou o perito Magno. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Porto Acre como possível acerto de contas no tráfico de drogas.

O corpo foi encaminhado ao IML para exames complementares. Esta é mais uma morte violenta que chama atenção para o avanço do crime organizado na região.

Comentários

Continue lendo

Extra

Mulher é linchada em Rio Branco após boato sobre morte de bebê: Polícia Civil confirma que ossada encontrada era de animal

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou na noite desta segunda-feira, 24, que a ossada encontrada em uma área de mata no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco, não pertence a um ser humano, mas sim a um animal, possivelmente um cachorro.

Polícia confirma que ossada encontrada em matagal era de um animal, e não de um bebê. Foto: assessoria/ PCAC.

No início da tarde, Yara Paulino da Silva, de 27 anos, foi brutalmente linchada sob a acusação de ter matado a própria filha, um bebê de apenas dois meses. Moradores da região, acreditando no boato, fizeram um “tribunal do crime” e decidiram executar a mulher a golpes de ripa e machado.

A DHPP, junto com a perícia técnico-científica e o Instituto Médico Legal (IML), esteve no local para as primeiras diligências. Inicialmente, havia a suspeita de que um corpo de criança tivesse sido encontrado na região, mas a equipe do IML esclareceu que os restos mortais pertenciam a um animal.

Equipe do IML realiza perícia no local e confirma que ossada encontrada não era de um corpo humano. Foto: cedida.

As investigações seguem em andamento para esclarecer se a suposta filha de Yara Paulino realmente existia e, caso confirmado, onde ela está.

O delegado responsável pelo caso, Leonardo Ribeiro, destacou a necessidade de cautela diante de informações não verificadas. “Estamos diante de um crime bárbaro que pode ter sido motivado por um boato sem fundamento. A equipe da DHPP segue ouvindo testemunhas para esclarecer os fatos, localizar o suposto pai da criança e verificar se a vítima realmente tinha uma filha e qual o paradeiro dessa criança”, esclareceu.

MATÉRIA RELACIONADA:

Após matar filho de 2 meses mãe é linchada pela população no Conjunto Cidade do Povo

Comentários

Continue lendo