Conecte-se conosco

Acre

Em edição especial a 55ª Edição do Saúde na Comunidade atende servidores e familiares da Secretaria de Obras

Publicado

em

Preocupados com o bem-estar e a saúde dos servidores, o prefeito Sérgio Lopes, juntamente com os Secretário de Saúde Sergio Mesquita e, José Antônio Secretário de Obras, resolveram realizar uma edição especial do programa “Saúde na Comunidade” dedicada aos servidores da Secretaria Municipal de Obras e seus familiares.

A 55ª Edição aconteceu na manhã deste sábado 13, na garagem onde funciona a secretaria da referida pasta. Segundo informou o Secretário de Saúde Sergio Mesquita, mesmo tendo várias unidades de saúde, muitos não têm muito tempo para fazer suas consultas devido suas jornadas de trabalho.

O prefeito ressaltou que a ideia é levar os serviços de saúde até os servidores.

“Estamos indo até nossos servidores, temos a preocupação em cuidar da saúde de todos, aqui nessa edição mesmo sendo dentro da cidade não foi diferente das outras, trouxemos a mesma estrutura, com todos os serviços de saúde disponíveis dentre eles exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, ortopedista, odontólogos e médicos clínicos geral dentre outros. Além dos servidores os serviços foram estendidos para seus familiarizares. ” Destacou Sérgio Lopes.

O Secretário de Obras e Serviços José Antônio (Nego), aprovou a ideia.

“Nossos servidores na maioria tem uma jornada de trabalho diferenciada, muitos passam praticamente a semana toda no trecho, isso dificulta a ida deles a uma unidade para fazer um checkup na sua saúde, o prefeito Sérgio Lopes sempre tem esse cuidado com nossos servidores, por isso, quero agradece-lo e parabeniza-lo juntamente com o Secretário de Saúde Sergio Mesquita pela iniciativa muito louvável. ” Destacou o Secretário.

Foram realizados na 55° edição saúde na comunidade Br 317 km 02, Secretaria de obras, 1.230 procedimentos sendo:

Atendimento médico: 142

Procedimento odontológico: 144

Procedimento de enfermagem: 198

Atendimento/ abordagem Psicólogo: 38

Vacina de Rotina: 40

Vacina de Covid: 26

Dispensação de medicamentos: 109

Auxílio Brasil: 36

Teste rápido ISTs: 140

Teste Rápido covid: 35

PCCU: 09

Cortes de cabelo: 42

Vacina antirrábica:  85

Atendimentos especializados:

Atendimentos em ortopedia: 56

Atendimentos em Cardiologia: 41

Ultrassonografias: 67

Eletrocardiograma:  22

 

 

 

 

 

Comentários

Acre

Projeto Saúde em Redes realiza primeira ação de fortalecimento do programa em Assis Brasil

Publicado

em

Iniciou nesta terça-feira 30, em Assis Brasil o Programa “Saúde Redes”, executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o intuito de aprimorar a governança e a organização das redes de atenção à saúde em municípios de pequeno porte, além de qualificar as ações de gestão e fortalecimento do processo de regionalização.

No final do mês de março de 2023, o programa foi lançado de forma oficial para a regional do Alto Acre. Na ocasião o prefeito Jerry Correia destacou que a adesão ao programa Saúde Redes enchia de esperanças os prefeitos do Alto Acre diante dos desafios no tocante a saúde.

O projeto conta com a parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), e foi desenvolvido e demandado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). No Acre, o projeto conta com a colaboração do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e com os municípios participantes da regional do Alto Acre.

Para Karen Rocha, coordenadora das oficinas do Saúde Redes, serão feitas duas oficinas de forma presencial nas regiões em que o programa está sendo implementado, e depois as equipes de saúde serão monitoradas durante o período de inspeção para em seguida passar a uma nova etapa do programa.

Karem lembra ainda que essa experiência do Saúde Redes, teve origem no Paraná e tem se estendido a outros estados. “Agora com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e do Proadi-SUS, que é esse programa que apoia as iniciativas voltadas para o fortalecimento do SUS, nós estamos trazendo e começaremos aqui no Acre”, diz ela.

O objetivo maior do programa é que os profissionais de saúde possam estar ainda mais capacitados para atender a população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Estado beneficia 768 famílias de Mâncio Lima com a entrega de títulos definitivos

Publicado

em

No dia em que comemora 46 anos de emancipação política, Mâncio Lima foi contemplado com mais uma importante ação governamental. Desta vez, o Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou, nesta terça-feira, 30, a entrega de 768 títulos definitivos para moradores da cidade mais ocidental do país. A solenidade contou com a participação do governador Gladson Cameli.

Nesta terça-feira, 30, o governo do Estado fez a entrega de 768 títulos definitivos em Mâncio Lima. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Aqui está mais uma prova de que, unidos, somos mais fortes. Em nome do governo do Estado, gostaria de agradecer o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Mâncio Lima, a Assembleia Legislativa e todos os nossos parceiros. Quase 800 famílias foram contempladas e vamos continuar ajudando a nossa população nos 22 municípios”, afirmou o governante.

A distribuição dos documentos de regularização fundiária faz parte do Programa Minha Terra de Papel Passado, do Iteracre, e beneficiou famílias dos bairros Centro, José Martins e São Vidal. O investimento público foi de R$ 4,9 milhões.

De acordo com o governador Gladson Cameli, a regularização fundiária é uma política pública de Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além de proporcionar cidadania, os títulos possibilitarão que as famílias tenham acesso aos programas de crédito imobiliário e contribuirão com a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e com a gestão ambiental urbana.

“O Programa Minha Terra de Papel Passado tem trazido dignidade para milhares de famílias. Nos próximos meses, entregaremos mais títulos definitivos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Rio Branco”, garantiu Gabriela Câmara, presidente da autarquia.

O Colégio São Francisco foi contemplado com a documentação. Graças à regularização, a unidade de ensino, que funciona há quase 50 anos no município, poderá receber recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de uma quadra poliesportiva no valor de R$ 500 mil.

Freira Maria Farias, gestora do Colégio São Francisco, comemora o recebimento do documento que possibilitará a construção da quadra poliesportiva da unidade de ensino. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Já tínhamos o recurso para construir a quadra, mas a liberação pelo FNDE depende da documentação da terra. Agora, em posse do título, vamos poder dar início a essa obra, que será muito importante para os nossos alunos”, comemorou a gestora do colégio, a freira Maria Farias.

Morador do Bairro São Vidal há oito anos, Raimundo Nonato dos Anjos também recebeu o título definitivo de sua propriedade. “Estou muito feliz por estar recebendo esse documento e agora eu posso dizer que a minha casa é realmente minha”, disse.

Raimundo Anjos também foi contemplado com o título definitivo. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento contou ainda com a participação do secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni; do prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima; e dos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues, Luiz Gonzaga, Manoel Moraes, Nicolau Júnior e Pedro Longo; entre outras autoridades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Brasiléia adquire moto para agilizar processos de entregas de documentos e oficios

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 30, o presidente Marquinhos Tibúrcio em nome desta Casa Legislativa, recebeu uma motocicleta modelo Honda Pop Moto 110i, Ano 2023.

A Motocicleta foi adquirida com recurso próprio por meio do Pregão N° 002/2023 e tem como finalidade, atender as necessidades da Câmara Municipal de Brasiléia.

De oportuno, a empresa ganhadora do pregão, Star Motos Ltda, doou para a Câmara Municipal de Brasiléia um capacete e um baú.

Comentários

Continue lendo

Em alta