Em 12h, Bombeiros contabilizam 40 incêndios florestais em Rio Branco

Período de avaliação foi das 7h às 19h de sábado, segundo Bombeiros.
Em uma das ocorrências, chamas consumiram área próximo à Expoacre.

G1

Em 12h, as equipes do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) atenderam em torno de 40 incêndios florestais em Rio Branco. O período avaliado foi das 7h às 19h de sábado (31), conforme o major Cláudio Falcão.

Um estudo feito pelo órgão mostra que o número de incêndios florestais cresceu mais de 100% em relação ao ano passado. O período avaliado foi de 1 de janeiro a 20 de julho.

Em uma das ocorrências, registrada na Via Chico Mendes, próximo ao Parque Marechal Castelo Branco, onde ocorre a Expoacre 2016, as chamas teriam consumido aproximadamente 50 hectares da área.

“As equipes saiam para atender uma ocorrência e acabavam se deparando com mais três. Claro que tivemos mais ocorrências depois das 19h, mas até esse horário foram contabilizadas 40 incêndios. Infelizmente estão queimando muito”, lamenta o major.
Devido ao grande  número de ocorrências, Falcão explica que uma equipe foi deslocada para fazer apenas a contenção das chamas na Via Chico Mendes. Apesar do número, o major explica que a tendência é aumentar as ocorrências a partir do mês de agosto.
“Foi um incêndio muito grande e que exigia o esforço de todas as equipes, mas não podíamos mandar todas para lá, senão desguarnecia o restante da cidade. Então, uma equipe ficou cercando o fogo para fazer a contenção, que durou até às 23h”, pontua.

Área da Via Chico Mendes ficou coberta de fumaça (Foto: Maurício Brasil/Arquivo pessoal)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima