Eletrobras Distribuição Acre assina contrato para implantar “smart grid”

Implantação de nova tecnologia de medição permitirá identificar falhas na distribuição de energia

Da Assessoria

As empresas de distribuição da Eletrobras assinaram, no último dia 9, contratos com o consórcio “Energia Mais Smart” com o objetivo de fornecer e implantar tecnologia AMI (Infraestrutura de Medição Avançada) para leitura e monitoramento do consumo em unidades consumidoras de média e baixa tensão nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.

As empresas do consórcio, composto pela Siemens, Itron Soluções para Energia e Água  e Telemont Engenharia de Telecomunicações, venceram licitação realizada no âmbito do Projeto Energia +, no valor de R$ 226 milhões. O investimento foi lastreado por um empréstimo obtido pela Eletrobras junto ao Banco Mundial.

“A implantação da nova tecnologia tornará possível realizar um melhor gerenciamento do consumo e, como consequência, reduzir as perdas não-técnicas”, afirmou o diretor de Distribuição da Eletrobras e presidente das empresas de distribuição da companhia, Marcos Aurélio Madureira da Silva. Segundo ele, as ações de monitoramento à distância serão realizadas por um Centro de Inteligência da Medição, instalado em Brasília, que ficará permanentemente interligado com seis centros de supervisão nos estados. Estes centros atuarão localmente para detectar irregularidades.

O presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Joaquim Rolim, reforçou a importância do investimento: “A Eletrobras Distribuição Acre estará investindo neste projeto cerca R$ 20 milhões, que nos contribuirá na melhoria na gestão e no equilíbrio econômico-financeiro da empresa, pois estaremos utilizando o que há de mais moderno da tecnologia denominada Smart Grid, podendo futuramente serem adicionadas outras atividades tais como o monitoramento e comando remoto dos equipamentos que compõem a rede de distribuição de energia, com consequentes ganhos na agilidade operacional e qualidade do serviço prestado”.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura, realizada no escritório central da holding, no Rio, além de Marcos Aurélio Madureira da Silva; o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto; o presidente da Siemens do Brasil, Paulo Ricardo Stark; o especialista em mudanças climáticas e energia do Banco Mundial, Christophe de Gouvello; e o coordenador do Projeto Energia +, Ariovaldo Stelle, além de diretores da Itron e da Telemont e dos presidentes das seis empresas de distribuição da Eletrobras.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima