Eletrobras-AC lidera número de reclamações este ano, diz Procon

Órgão registrou 294 queixas de consumidores entre janeiro ao domingo (20).
Distribuidora diz que investimentos são feitos para evitar interrupções.

Eletrobras Distribuição Acre já lidera ranking de
reclamações este ano (Foto: Reprodução Tv Acre)

Caio Fulgêncio – G1 AC

A Eletrobras Distribuição Acre já lidera o número de reclamações formalizadas no Serviço Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AC), de acordo com levantamento solicitado pelo G1. Segundo o órgão, de 1º de janeiro até este domingo (20), foram registradas 294 queixas contra a empresa, quase 23% do total de reclamações. Os dados mostram que 24 dessas reclamações foram feitas em setembro, mês em que o estado teve o fornecimento de energia interrompido ao menos três vezes.

O diretor do Procon-AC, Diego Rodrigues, diz que tem sido gradativo o aumento de reclamações em relação ao serviço de energia elétrica no estado. Ele afirma que a Eletrobras -AC lidera o ranking de empresas acreanas reclamadas há cinco anos. “Só nesse período, já são quase 500 reclamações em desfavor da  Eletrobras. Nos últimos apagões, os números são expressivos, mas ainda não fizemos o levantamento total”, diz.

De acordo com Rodrigues, o Procon-AC tem convidado os acreanos a registrarem a insatisfação. “As interrupções têm acarretado prejuízo às pessoas. Algumas têm perdido eletroeletrônicos, comerciantes que têm perdido estoques, pessoas que necessitam de cuidados médicos em casa estão tendo prejuízo. Há uma diversidade de casos em razão do péssimo serviço”, fala.

O diretor explica que a formalização de queixas permite que seja aberto um procedimento solicitando o reparo dos danos causados. “Existe um atendimento preliminar, que é quando o agente do Procon faz um intermédio com a empresa reclamada para tentar solucionar o caso no primeiro contato. Não resolvendo, existe a reclamação, quando é aberto um processo administrativo para que o Procon requeira o direito do consumidor que tem sido lesado”, acrescenta.

O diretor-presidente da Eletrobras Distribuição Acre, Ricardo Xavier, afirma que a tabulação dos dados fornecidos pelo Procon não são proporcionais ao número de clientes. Por isso, a comparação em relação a outras empresas não estaria correta. “A empresa entende que este tipo de ranking não serve para medir, tendo em vista que não faz uma proporcionalidade dos dados”, rebate.

Ele acrescenta que a Eletrobras tenta resolver cada reclamação recebida de maneira satisfatória e que continua realizando investimentos para a melhoria do serviço. Xavier ressalta que os consumidores sempre podem procurar a empresa para solicitar a verificação de problemas.

“A empresa vai dar a tratativa adequada para cada reclamação a partir do momento que as receber. Estão sendo feitos todos os investimentos, que está fazendo atendimento, reforma de rede, melhorias e ampliando nosso sistema de distribuição. Tem investimento na ordem de R$ 50 milhões que está sendo feito há algum tempo, fora outras contratações de serviços”,  diz.

Na quarta-feira (23), O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou que a Usina Térmica de Energia (UTE) Termonorte 2 e a construção de um novo circuito de transmissão entre Rio Branco (AC) e Jauru (MT) devem evitar as constantes quedas de energia no Acre e Rondônia. Xavier reitera que a medida deve melhorar a estabilidade do serviço.

“Ela [a usina] vai dar um reforço. É uma medida preventiva para que não ocorram mais as interrupões do tipo blakout. Antes, a usina não gerava efetivamente interligada ao Sistema Interligado Nacional [SIN]. Estamos investindo nossos esforços para que não ocorra nenhum tipo de interrupção e que o sistema fique estável com a qualidade que o consumidor precisa”, fala.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima