Eleições: Justiça Eleitoral vai monitorar ‘curtidas’ e ‘seguidores’ de candidatos na internet

Juiz promete rigidez no monitoramento dos candidatos.

Juiz Leandro Leri Gross

Sinônimo de popularidade, as “curtidas” e “seguidores” das redes sociais serão monitoradas pela Justiça Eleitoral. É que, a partir do próximo dia 6, começa a propaganda eleitoral.

É neste período que a Justiça monitora o que os candidatos vão fazer ou como vão usar a internet. Para que eles criem suas páginas e blogs, terão de fazer o registro na Justiça Eleitoral.

De acordo com informações da assessoria do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), as famosas empresas que atuam em redes sociais, para administrar as contas de políticos a fim de trazer mais popularidade e status, deverão ser proibidas de atuar no período.

Quem desrespeitar as regulamentações da Justiça pode sofrer multa de até R$ 25 mil. Os candidatos são, em alguns casos, notificados, e recebem um prazo de 48 horas para retirar a propaganda. Se perder o prazo, vem a representação judicial e a multa.

O juiz Leandro Leri Gross informou, em conversa ao site agazeta.net, que a Justiça Eleitoral vai ser rígida com qualquer propaganda irregular.

Veja as proibições:

1. Nos muros e envelopamentos feitos em carros, a propaganda é permitida, mas não pode passar de quatro metros quadrados.

2. Postes e parques não devem conter quaisquer referências a candidatos.

3. Qualquer material gráfico, ou mesmo um simples santinho, deverá apresentar o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da empresa que confeccionou.

Com informações da Ascom do TJ

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima