Por André Catto, g1
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou 4 capitais nas Eleições 2024. Já o PT, sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saiu com 1candidato vitorioso.
Com o resultado, o PL ficou entre os partidos que mais conquistaram prefeituras nas principais cidades do país. MDB e PSD ganharam em 5 capitais, e o União Brasil, em 4, ao lado do PL. Ao todo, 26 capitais estavam em em disputa.
O PL entrou na Eleição com candidatos próprios em 14 capitais e conseguiu eleger dois já no 1º turno: JHC, que foi reeleito em Maceió (AL), e Tião Bocalom, reeleito em Rio Branco (AC).
Neste 2º turno, o partido teve duas novas vitórias: com Abílio Brunini, em Cuiabá (MT), e Emília Corrêa, em Aracaju (SE).
Veja como foi o desempenho de cada um deles:
Enquanto isso, o PT iniciou a Eleição 2024 com 13 candidatos próprios, e venceu apenas em Fortaleza (CE), com Evandro Leitão. A disputa foi apertada:
Apesar de eleger apenas um nome, o resultado significa uma melhora para o PT, que não vencia em capitais desde 2016.
Quando somadas as coligações — ou seja, os partidos aliados —, o PT de Lula e o PL de Bolsonaro foram adversários em 25 capitais (e aliados em uma).
Nomes coligados ao PL venceram em 8 capitais, enquanto ao PT, em 2.
As legendas com maiores números de prefeitos eleitos entre as capitais foram o MDB e o PSD. As siglas saíram vitoriosas em 5 cidades cada.
Veja a lista de partidos e quais capitais vão governar:
Em todo país, PT e PL disputaram o 2º turno de forma direta em 2 capitais:Cuiabá (MT) e Fortaleza (CE).
Veja as definições:
Quando consideradas as coligações, o PT de Lula e o PL de Bolsonaro foram adversários em 3 capitais no 2º turno. Veja os resultados: