Educação abre inscrições para preenchimento de vagas remanescentes na rede pública do Acre

Vagas remanescentes foram abertas após transferência de alunos – Foto: Arquivo pessoal

Por Aline Nascimento

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) inicia nesta segunda-feira (2) as inscrições para preenchimento de vagas remanescentes da rede pública de ensino do Acre. Essas vagas são para novas matrículas e rematrículas do ensino fundamental e médio.

Os pais e responsáveis de alunos que ainda não estão estudando têm até o dia 10 de agosto para fazer a inscrição e garantir uma vaga.

A volta das aulas presenciais nas escolas estão previstas para retornarem no dia 8 de setembro com modelo de ensino híbrido – com aulas presenciais e remotas. Segundo Secretaria de Educação do Acre (SEE) não há previsão de quando as aulas voltarão a ser 100% presenciais.

A retomada, mesmo que híbrida, vai ser feita de forma gradual. Iniciando pelas chamadas “séries de transição”, como por exemplo, o 1º ano, o 5º ano e o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.

O ano letivo 2021 começou com um atraso de mais de um mês na maioria das escolas da rede pública do Acre, devido à greve dos trabalhadores da Educação. As aulas estão sendo de forma remota.

Vagas remanescentes

O processo de rematrículas e nova matrículas é feito pelo Departamento de Gestão de Redes da SEE. Os pais e responsáveis dos alunos podem fazer a inscrição na própria escola de interesse do filho. O chefe do departamento, Aberson Carvalho, explicou que o número de vagas é relativo em cada escola.

“Depende da escola, da série, da proximidade da casa porque são vagas que estão sobrando. Não tenho como especificar quantas escolas e vagas porque vai variar, de acordo com o zoneamento e ordenamento. Por exemplo, tem escola que só tem uma vaga, então, dependendo da escola e da localidade fica difícil precisar”, justificou.

Ainda segundo Carvalho, a abertura dessas vagas se deu após transferências de alunos para outras instituições de ensino. “Quando avaliamos o reordenamento das escolas, observamos essas vagas em aberto, pois muitos não atentaram para o início do ano letivo e que em breve voltaremos ao novo normal, inclusive com o ensino híbrido”, destacou.

Acre continua com ensino à distância até, pelo menos, 8 de setembro – Foto: UFT/Divulgação

Condições para retomada presencial

Em novembro de 2020, o governo do Acre publicou o decreto Nº 7.225 que trata sobre o retorno das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino do estado. A previsão era de que fosse possível iniciar ainda no ano passado, mas com o avanço da pandemia, a gestão voltou atrás. Este ano, a SEE voltou a divulgar o retorno das aulas presenciais a partir de março, mas também não foi para frente.

A autorização para a retomada se aplica para as regionais que estão classificadas nos níveis de alerta, representado pela bandeira laranja; de atenção, na bandeira amarela; ou de cuidado, pela cor verde. Para o retorno, as instituições devem ainda cumprir com os protocolos sanitários dispostos no decreto.

  • As instituições devem definir calendário alternado em dias ou turnos, para atendimento presencial dos estudantes, em grupos, respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras e definir capacidade máxima por sala de aula.
  • Além de manter os estudantes e professores em pequenos grupos fixos que não se misturem e escalonar os intervalos, uso dos banheiros, horário de merenda, início e término das aulas.
  • As escolas e faculdades devem ainda ter profissionais capacitados em treinamento ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais, com apoio da Vigilância em Saúde Estadual, para implantação dos protocolos sanitários nos estabelecimentos
  • Cada unidade de ensino deve ainda criar um comitê escolar com a função de promover ações de divulgação e fiscalização do protocolo sanitário.

Aulas remotas

As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também com o material impresso disponibilizado nas escolas.

Em 2020, em meio à pandemia, os alunos da rede pública estadual concluíram os bimestres, também por meio do ensino remoto. Em fevereiro deste ano, a SEE chegou a divulgar um calendário do retorno das aulas com sistema híbrido – aulas presenciais e remotas. A ideia era começar as aulas presenciais já em março deste ano.

Contudo, os casos de Covid-19 aumentaram e Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 colocou todo o estado na bandeira de emergência, e suspendeu as atividades não essenciais.

A Educação continua com o programa Escola em Casa, que trabalha com o material impresso, audioaulas transmitidas pela TV e também pela Rádio Difusora e Aldeia Acreana, e videoaulas transmitidas pela Amazon Sat, além de disponibilização do acervo escola na Plataforma Educ Acre.

Escolas particulares

Diferente das escolas públicas, a maioria das instituições particulares iniciou as aulas de 2021 ainda em janeiro, e outras em fevereiro, e estão na fase de conclusão do primeiro semestre.

Segundo o Sindicato das Escolas Particulares, a previsão era de que o primeiro semestre se encerrasse no dia 9 de julho e que o segundo semestre comesse no dia 2 de agosto.

Todas as escolas sindicalizadas estão com ensino híbrido (aula remota e presencial) e seguindo o que determina o decreto governamental, com capacidade limitada de até 50% dos alunos, por conta da bandeira amarela.

Para o retorno presencial, as escolas tiveram que passar por uma adaptação. Os profissionais passaram por treinamento ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais e estadual e os pais foram consultados sobre qual modalidade os filhos adotariam, se presencial ou remota. Cada instituição teve ainda que instituir um comitê para elaboração do planejamento de retomada e o documento precisou ser entregue aos Conselhos Municipais de Educação e ao Conselho Estadual de Educação.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre