fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Editorial: A NATUREZA FASCISTA DO PT

Publicado

em

“O autoritarismo do PT não aceita críticas, e o medo das denúncias dos malfeitos governamentais, que só uma imprensa livre pode proporcionar, leva o partido a tentar, desesperadamente, controlar e calar a imprensa.”

Mário Bittar*

7740654834_a076d9acd2_bA democracia, todos sabem, significa “governo do povo” e tem como sua base de sustentação filosófica a participação popular na vida política.

Uma sociedade verdadeiramente democrática deve se basear em valores universais e nestes valores não se inclui o aparelhamento do Estado. Na democracia o Estado deve estar a serviço do cidadão e não deve servir aos interesses de um partido ou de uma ideologia.

Os valores democráticos não admitem o clientelismo político e exigem que os critérios profissionais e de capacitação sejam usados para o preenchimento de cargos públicos.

As empresas públicas, nos governos democráticos, devem ter a eficiência como norte, pois, do contrário, não servirão à população de forma adequada. Na democracia os órgãos públicos servem ao povo e não ao governo.

A democracia não aceita a utilização do poder para o enriquecimento de um líder ou de um grupo, não aceita a política de tutela da população pobre. O governo democrático deve dirigir seus esforços no sentido de garantir uma sociedade menos desigual e mais justa.

Regimes políticos que compactuam com a corrupção não podem ser considerados democráticos. Regimes democráticos devem apoiar o judiciário no combate aos criminosos de colarinho branco, pois eles ameaçam o patrimônio de toda sociedade.

Aliás, o poder judiciário tem papel fundamental em regimes verdadeiramente democráticos. Suas decisões são respeitadas e seus membros buscam traçar suas sentenças nos exatos limites da lei.

Da mesma forma, na democracia há a defesa intransigente de uma imprensa livre.

Infelizmente, no Brasil e no Acre, temos convivido com a negação dos valores democráticos. O aparelho de Estado tem sido utilizado para servir às conveniências do grupo governante e o cidadão é tratado como mera engrenagem dos interesses do governo.

E quando o interesse do cidadão é suplantado pelo interesse do governante, infelizmente estamos vivendo o fascismo, que se baseia no radicalismo político, no autoritarismo e no totalitarismo partidário.

O totalitarismo petista tem aparelhado os órgãos governamentais em busca do fortalecimento partidário, esquecendo-se do bem-estar do cidadão. Esse aparelhamento partidário levou Petrobrás a amargar prejuízos de mais de 40% ao longo da última década, fazendo com que a empresa, que é patrimônio dos brasileiros, perca competitividade no mercado mundial.

O autoritarismo do PT não aceita críticas, e o medo das denúncias dos malfeitos governamentais, que só uma imprensa livre pode proporcionar, leva o partido a tentar, desesperadamente, controlar e calar a imprensa.

Os governos do Acre e do Brasil desrespeitam decisões judiciais e, à falta de argumentos jurídicos sólidos que minimizem os casos de corrupção nos quais os seus membros são pilhados, buscam desmoralizar os representantes do judiciário.

Mas, principalmente, os petistas incorporam o ideal fascista ao desrespeitarem a vontade popular, e vimos isso no Acre, quando a maioria dos eleitores rejeitou a mudança no fuso horário e sua vontade foi solenemente desprezada pelo governo do PT, que buscou, por todos os meios, desqualificar o referendo e seu resultado. Agora, quando finalmente esta vontade da maioria será respeitada, os senadores do PT declaram que esta é a “vitória do atraso”.

Esta é a maior prova da índole fascista e autoritária do PT, que enxerga a vontade popular como um atraso, A verdadeira democracia não julga a vontade popular, a democracia respeita o desejo do cidadão.

* Marcio Bittar é Deputado Federal pelo PSDB/AC, Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados e Presidente da Executiva Estadual do PSDB/AC

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Ramón Díaz e Emiliano Díaz deixam o Vasco

Publicado

em

Clube emite comunicado com saída da comissão técnica depois da derrota em casa

G1.com

Ramón Díaz não é mais o técnico do Vasco. Ele e o filho Emiliano Díaz deixaram o clube depois da goleada sofrida para o Criciúma por 4 a 0, na tarde deste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai comandar a equipe interinamente até um novo treinador ser anunciado.

O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica. Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente.

— diz o comunicado do Vasco

Nenhum jogador do Vasco falou na saída do gramado. Com a demissão de Ramón Díaz, o time também cancelou a coletiva de imprensa de pós-jogo e a zona mista com os atletas.

No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca. Fotos: Leandro Amorim/Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o filho, Emiliano Díaz. No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril 2024, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%. Os dois primeiros jogos do Vasco no Campeonato Carioca deste ano não entraram nos números, pois Ramón estava com o time principal no Uruguai.

Com a goleada sofrida para o Criciúma, o Vasco segue com três pontos em quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Neste momento, o time está em 16º, mas ainda pode entrar na zona de rebaixamento até o fim da rodada caso Vitória ou Corinthians vençam.

O próximo jogo do Vasco pelo Brasileirão acontece no dia 5 de maio, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Antes disso, porém, o time enfrenta o Fortaleza, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Civil realiza atendimento domiciliar para emissão de documentos a pessoa com autismo grave no período noturno

Publicado

em

Equipe do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, foi convidada a realizar o atendimento no momento em que a pessoa vai dormir. Foto: cedida.

Na madrugada de sexta-feira, 26, o governo do Acre, por meio da Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou uma iniciativa inovadora e de grande sensibilidade, o atendimento para a emissão de Identidade em domicílio para pessoas com autismo grave, durante o período noturno, na cidade de Cruzeiro do Sul.

Esta ação, coordenada pelo Instituto de Identificação da PCAC, foi uma resposta às dificuldades enfrentadas por pessoas com autismo grave, que muitas vezes resistem a sair de casa durante o dia.

O serviço especial, ocorreu por volta das 23h de quinta-feira, 25, concentrou-se no Bairro Miritizal, especificamente na Avenida Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante a operação, foi realizado o atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Em meio a essa demonstração de comprometimento e cuidado, o delegado-geral de Polícia do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância dessa iniciativa para garantir que todos, sem distinção, tenham acesso aos serviços essenciais. “Estamos empenhados em atender às necessidades da nossa comunidade, especialmente daqueles que enfrentam desafios adicionais devido a condições especiais, como o autismo grave”, declarou.

Equipe levou todo aparato para atender o cidadão em sua residência. Foto: cedida. Foto: cedida.

Por sua vez, o Diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, ressaltou a relevância do serviço oferecido e agradeceu à equipe pelo empenho e dedicação. “É fundamental que o Estado esteja presente para garantir os direitos de todos os cidadãos, e estamos orgulhosos de poder oferecer esse serviço diferenciado, adaptado às necessidades específicas das pessoas com autismo grave”, afirmou o diretor.

Essa ação exemplar da Polícia Civil do Acre reflete o compromisso do governo do Acre em promover inclusão e acessibilidade, demonstrando que, mesmo durante a noite, os serviços públicos estão disponíveis para atender às demandas da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco oferece serviços para pessoas em situação de rua no Centro Pop

Publicado

em

Por

O Município de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e do Consultório na Rua, promoveu nessa sexta-feira (26), uma ação integrada no Centro POP, destinada exclusivamente à população em situação de rua.

Durante a atividade, os participantes foram beneficiados com uma variedade de serviços essenciais. Destaque para os cortes de cabelo feminino e masculino, além do design de sobrancelhas, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A equipe do Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou testes rápidos para tuberculose, HIV, hepatite e sífilis.

Com mais de 200 atendimentos, a união entre instituições foi fundamental para o sucesso e eficácia dessa ação em prol do bem comum que contou com a colaboração de diversos parceiros, incluindo o Senac, a Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre) e grupo Boticário.

De acordo com Suellen Araújo, secretária da SASDH, o objetivo principal da iniciativa foi facilitar o acesso dessa parcela da população a serviços básicos de assistência social, saúde e bem-estar.

“A ação é fruto de uma cooperação entre várias entidades que compartilharam o propósito de contribuir para proporcionar o mínimo de dignidade a essas pessoas, uma vez que esse tipo de vulnerabilidade dificulta bastante o acesso a serviços básicos de beleza, bem-estar e principalmente, diagnósticos de saúde”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo