Uma disputa territorial entre facções criminosas resultou na morte de um jovem indígena na região do Icuriã, zona rural de Assis Brasil, município localizado a cerca de 330 km de Rio Branco. O caso foi registrado na manhã desta terça-feira (21), em uma área próxima à aldeia Betel, situada nas terras indígenas do Momoadate.
Segundo informações repassadas pelas autoridades, o confronto teria envolvido indígenas e venezuelanos. Inicialmente, havia relatos de feridos, mas, ao chegarem ao local, as equipes policiais confirmaram apenas um óbito.
A vítima foi identificada como Júlio Rafael Ramos Navas, de 21 anos e nacionalidade venezuelana, que, conforme a Polícia Civil, já tinha passagens por envolvimento com o crime. As investigações apontam que o homicídio estaria relacionado a disputas entre facções criminosas que atuam na fronteira e vêm cooptando jovens indígenas para o tráfico e outros delitos.
O suspeito de efetuar o disparo já foi identificado, e as forças de segurança seguem nas buscas pela região.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Assis Brasil, com apoio de agentes da Polícia Militar. Não foi divulgado nenhuma nota por parte da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).