Direitos Humanos da Bolívia retira acusações contra Leopoldo Fernandez

Diretos Humanos destaca a violação dos direitos de Leopoldo depois de sete anos – Foto: El Dia

Alexandre Lima, com El Dia

Um documento enviado na manhã desta sexta-feira, dia 31, à Assembleia Permanente e ao Tribunal pelo Direitos Humanos da Bolívia (Apdhb), decidiu pela retirada das acusações contra o ex-governador de Pando, Leopoldo Fernandez, fato ocorrido em 2008.

Segundo seu advogado, Carlos Britto, disse que foi uma peça fundamental no recurso, porque está evidenciando os direitos e garantias do devido processo contra seu cliente e outros acusados no caso de Povenir.

Mesmo com essas desistências, o processo contra o ex-governador continua, segundo as autoridades judiciais da Bolívia, no Tribunal 6º de Sentencias, e mesmo após sete anos do acontecimento, nada foi deferido contra Leopoldo Fernandez.

A ex-senadora do partido Movimento ao Socialismo (MAS), Norah Montero Yiuda de Racua, ex-deputada do MAS, Carlin Haensel Inuma e Jorge Borobobo foram quem apresentaram por escrito suas desistências.

Estas pessoas informaram separadamente suas decisões e destacaram a inocência de Leopoldo, além de denunciar que foram usados para fins políticos pelo Governo Central. Os documentos foram apresentados no dia 20 de julho passado quando aconteceu a primeira visita do ex-governador em Cobija, desde os acontecimentos.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima