Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades

“ O povo não aceita mais um sistema, obsoleto, anacrônico e cediço”

Dimas Gurgel

Obsoleto, anacrônico e cediço

Brasil, meu Brasil, ficou mais do que claro que o povo brasileiro não vinha compactuando com o sistema político, obsoleto, anacrônico e cediço, existente em nosso País.

A volta dos que não foram…

Foi uma Campanha insólita em todo País, muitos não foram, mas voltaram, a renovação foi grande “caciques” conhecidos ficaram de fora, repugnados pela população.

Que coisa hein

Boa parte dos filhos e parentes de velhos conhecidos do mundo político não conseguiu se eleger. O filho do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é um deles. Crivella Filho concorria a uma vaga na Câmara dos Deputados.

“Deixamos de ser público, viramos participantes”

Durante décadas o povo brasileiro foi um mero “Observador” da política, o foco da massa estava sempre anexado em outros temas, futebol, carnaval  e religião eram os que mais interessavam, em 2018 algo mudou, participação popular como nunca visto, na história da nação.

Mudança de foco

Com o passar das eleições estadual e federal, o foco volta aos municípios, cabe aos gestores entender o recado “direto” dado pela população, ficou claro que temos uma grande incógnita pela frente.

Não Apenas Lá…

A mudança iniciou nos andares de cima da política, fato, porém é algo ingênuo ruminar que a mudança não terá ramificações, para andares de baixo.

Longe de ser o Pai Diná

Mas não precisa ser, para entender que a configuração de análise do eleitor em 2020 será outra, não teremos observadores e, sim participantes, longe de amor por cores partidárias ou ideologias esmagadas nas urnas. 

Quem não, Bye, Bye!

Da mesma forma que Mano Brown mandou o “Papo Reto ao PT” o povo mandou aos políticos, o povo parece gritar a seguinte frase, quem trabalhar vai continuar, quem não, Bye, Bye. Simples Assim. 

11 vereadores e um destino

Parece nome de filme, mas não é José, gostaria muito de aplaudir os parlamentares mirins de Brasiléia, até tiro o chapéu para alguns, porém na sua totalidade, falta muito à casa do povo cumprir seu papel, olha lá em mirins, o povo tá de olho, fazem seu papel, ou terão o mesmo destino.

Acredite!

Estamos no ano de 2018, mas em Xapuri os  parlamentares mirim, tiveram que retornar ao ano de 2011, para aprovar a prestação de contas, que tinha como Gestor municipal Bira Vasconcelos, prefeito atual do município.

A ponte não saiu, mas…

O Acre conhece a história da ponte encantada que ao longo de décadas, na linha imaginária, foi executada algumas vezes, me refiro à lenda da ponte da Sibéria, pois é José, a ponte não saiu, mas a prestação de contas de 2011 sim, foi aprovada por unanimidade.

Assis Brasil

Quem construiu uma base forte no município de Assis Brasil, foi o casal Nenem Almeida eleito deputado estadual e, Vanda Milani eleita deputada federal, ambos do solidariedade. 

Muita sede ao pote

Lembro-me quando o ex-prefeito Everaldo Gomes assumiu o poder em Brasiléia, a sede por parte de alguns era grande, foi tanta sede, que se engasgaram, porém são águas passadas. 

“Dois raios não caem no mesmo lugar”

 Lenda ou não, a frase existe, muita calma nessa hora Brasiléia, estão distribuindo o que não tem, eles podem até estarem com sede, mas pelo andar da carruagem, terão que buscar outras fontes.

Quem mora na aldeia, conhece os índios

Não que o Acre seja uma aldeia, mas é um estado pequeno, logo o governador eleito sabe quem é quem, conhece os grupos políticos, erros e acertos ocorrem em toda gestão, pelas últimas entrevistas, o governador eleito tem mostrado maturidade e, sobretudo transparência em suas ações.

O resultado da votação em cada região do Brasil

O resultado do primeiro turno foi 55,13% para Jair Bolsonaro e 44,87% para Fernando Haddad. Veja abaixo qual foi a proporção para cada região do Brasil:

Exterior: 71% Bolsonaro, 29% Haddad

Sul: 68,3% Bolsonaro, 31,7% Haddad

Centro-Oeste: 66,5% Bolsonaro, 33,5% Haddad

Sudeste: 65,4% Bolsonaro, 34,6% Haddad

Norte: 51,9% Bolsonaro, 48,1% Haddad

Nordeste: 69,7% Haddad, 30,3% Bolsonaro


Abraços para os leitores Sérgio e Francisca Castro em Assis Brasil, Marquinhos Pinheiros em Rio Branco, Ronaldo Ferraz em Xapuri.

 

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação