Dimas Gurgel – Política, economia e atualidade

Dedico esta Coluna a todas as mamães, em especial a minha, Maria Gurgel

Mãe, amor sincero sem exagero. Maior que o teu amor, só o amor de Deus… És uma árvore fecunda, que germina um novo ser.

Parabéns pela atitude

Fiquei muito feliz em saber do resgate de parte da Cultura da nossa região, quero aqui parabenizar os organizadores do Miss Alto Acre em nome da promoter Leandra André, pela belissíma iniciativa.

Haja Coração

O Senado prevê que a sessão da próxima quarta-feira (11) para votar o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, deverá durar pelo menos 20 horas, segundo informações da Secretaria-Geral da Mesa.

De bobinho Jorge não tem nada

Visivel e notório que com as defesas repetidas do senador Jorge Viana (PT) a favor de Dilma, muitos admiradores começaram a enchergá-lo com outros olhos, percebendo a queda de seu Capital Politico e Jorge mudou o discurso nos últimos dias. Olha lá hein companheiro.

O que já era dificil, se tornou quase impossível

Com o voto a favor do impedimento da Presidente de Dilma Roussef do deputado Alan Rick (PRB), ficou dificil a indicação do vice na chapa da Frente Popular na fronteira. Sobretudo, por conta do voto de César Messias (PSB) que foi contra o impedimento seguindo,o Partido dos Trabalhadores.

Não é que esteja errado…

O deputado Alan seguiu o que grande população e sociedade desejam. Votou de acordo com suas convicções, mas, politicamente a cobrança virá por parte do governo.

Os ventos são favoráveis à Carlinhos

Na última reunião do PSB, todas as falas foram unânime em dizer da fidelidade do Partido Socialista Brasileiro para com a Frente Popular do Acre – FPA, desde o Presidente no Município de Brasiléia, Joãozinho à deputada Leila Galvão (PT). Foi enfática ao dizer da gratidão ao Carlinhos do Pelado.

Um grande avanço

Acaba de ser instalada a Procuradoria Geral do Município (PGM) de Brasileia. O Municpio foi o 4º do estado a receber uma procuradoria. Antes, existia apenas na capital, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Manoel Urbano. Brasileia foi pioneiroa na Região do Alto Acre.

Objetivo

Em conversa com um dos procuradores, Fancisco Valadares Neto, me disse que no primeiro momento que, um dos objetivos é investir na qualificação dos servidores, melhorar o quadro por meio de capacitações e esclarecimentos diversos.

É um grande avanço

A vinda da procuradoria além de garantir um controle interno de despesas, receitas, licitações, processo de diversas formas e seguimento. Fará também, um grande serviço à sociedade por meio de maior transparência com o dinheiro do contribuinte. “Como cidadão e profissional, estou a disposição da população”, finalizou Neto.

Só isso!

Em dez anos, alimentos e bebidas aumentaram 129%, segundo IBGEPara quem costuma ir à feira e ao supermercado, não é novidade: os alimentos e bebidas subiram bem acima da inflação nos últimos anos. Desde 1997, a alta média de preços desse grupo bateu em 129% – enquanto isso, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 77,4%, segundo Eulina Nunes, coordenadora de índice de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE).

Entrevista filho de Raimundo Rocha autor de grandes obras e poesias

Belchior primeiro quero deixar meu testemunho aos nossos leitores da emoção que senti ao ver seus olhos brilharem ao falar de seu Pai Raimundo Rocha, mais conhecido como o ‘Poeta da Fronteira’.

Para Belchior quem foi em vida Raimundo Rocha ?

Para min RAIMUNDO ROCHA siguinifica tudo, não por ser meu pai, mas pela pessoa maravilhosa e insubstituivel que ele era, é, e sempre será, pessoa do bem, com um pensamento nos menos favorecidos e, sempre lutando para que o pobre pudesse ser reconhecido na sociedade .

Belchior, o que era os famosos Cordéis Revolucionários?

Os cordéis revolucionários para ele significava sua vida, pois através da poesia e do grande conhecimento não só no lado politico, mas cultural e social, o poeta da fronteira quando usava das suas poesias, era como um soldado quando vai a guerra e saca sua arma para defender sua pátria, e lutar por seus ideais.

‘Alvorada tropical’ foi uma de suas poesias que mais se destacou, tendo inclusive um destaque nacional, o que diferenciou Alvorada de outras poesias?

Alvorada Tropical era um verdadeiro hino amazônico. Era tão especial que vários poetas viram em RAIMUNDO ROCHA a importância da poesia, pois ele usava da mesma, para combater a ditadura.

Raimundo Rocha foi vereador e é titulado por grandes nomes da política, como criador das feiras livres. Como era a forma de atuação de seu pai na política?

Na realidade meu pai se destacava em tudo que fazia, não vou aqui querer elevar muito, mas é isso, quem conheceu Raimundinho sabe como ele se destacava em tudo que fazia, de politica então, era o que mais ele gostava pois sabia que através da politica feita com seriedade dava pra mudar muita coisa pra melhor, se destacou como vereador no meio de seus colegas pois tinha experiência e muita segurança em suas falas e defesa a favor da sociedade, muitos que foram colegas do poeta no parlamneto mirim de brasileia até hoje lembram como um ótimo politico.

Em Epitaciolândia foi criado o Dia do Poeta em homenagem ao seu pai, o que esse dia vai representa na sua vida?

Representa tudo, não só na minha vida, mas na de nossa familia e de todos aqueles que conheceram o Poeta, pois quem o conhecia, sabe que o que ele fazia era com o coraçao. Autor do hino de Epitaciolândia, criador das feiras livres… E o que mais ele gostava, era fazer teatro para tirar os jovens das ruas para serem reconhecidos pela sociedade. Agradecemos ao povo de Epitaciolândia, que tem o centro cultural, uma rua e agora o dia do poeta, que será no dia 1 de setembro em homenagem a Raimundo Rocha. Não posso deixar de agradecer em especial ao vereador Messias Lopes.

Raimundo Rocha foi autor do Hino de Brasiléia, um dos mais lindo que conheço, posteriomente de Epitaciolândia, de onde vinha tanta inspiração?

O hino de Brasileia foi criado em 1978. Eu tinha apenas um ano de idade e minha mãe, esposa do poeta sempre dizia quando começou a entender as coisas e o que não esqueço e acho muito importante na vida de uma pessoa; meu pai tinha a sua arma que era uma caneta e um papel com pauta nas madrugadas fazendo o que mais gostava, que era escrever poesias e livros. E fazer disso uma história que sempre vai ser lembrada, ele que foi uma pessoa que por onde passou deixou sua marca.

Balsa da armagura…

Balsa da amargura foi uma sátira criada no ano de 94 na época da politica, quando os politicos perdiam a eleição entravam numa balsa e iam até Manacapuru, só os perdedores. A balsa da amargura faz parte hoje do folclore acreano, que tambem foi destaque na imprensa nacional.

O que foi a ditadura militar para seu Pai?

A ditadura na vida do poeta foi uma história triste. Pois, foi quando foi preso pela policia federal que entrou na minha casa na madrugada e levou o poeta. Lá ele apanhou muito, foi obrigado a entregar seus companheiros, era aonde o poeta usava de suas poesias que lhe cabia para defender uma politica diferente de hoje. Uma esquerda verdadeiramente voltada em defender os pobres e os mais humildes, foi nessa época que ele conheceu o ex- deputado e Padre Pacífico, Chico Mendes e vários outros, pois, eles viam em Raimundo Rocha, a sabedoria e sabiam que com ele iam apreender muito sobre política e muito mais.

O Poder Público poderia ter feito mais ?

Na realidade sim, em Brasileia vemos muitos sendo homenageado, não querendo aqui tirar merito de ninguém, mas sim defender meu pai, que amou muito Brasileia, Epitaciolândia e toda região. Seus feitos são conhecidos não so apenas no Acre mas, em todo Brasil. Brasileia hoje nos dá tristeza em saber que uma cidade que meu pai muito amou, criou o hino em 78, que inclusive já foi considerado como um dos mais lindos do Brasil, foi vereador, criou as feiras livres, hinos às palmeiras, ou seja se for enumerar aqui vamos falar muito, mas deixo claro que fico triste ver muitas homenagens em Brasileia e saber que o autor do hino do municipio não é lembrado, mas, estamos lutando e enquanto o poeta não for reconhecido, iremos lutar. Pois sempre digo, como um dia falei à um prefeito que, ele poderia ser eleito 10 vezes e nunca ia ficar na história, mas, meu pai sempre será lembrado.

Amizades de Raimundo Rocha?

São muitas, professora Gislene Salvatierra, Osmarino amancio e muitos outros. Meu pai era um homem humilde, simples e de muitas amizades, homem trabalhador que dava gosto conversar com ele. De sua boca só saia palavras que nos dava uma firmeza, que depois de conversar com ele percebiamos que muito poderíamos aprender. Tenho muito orgulho em ouvir de quem o conhecia que ele faz muita falta no meio de nós e sua sabedoria era magnifica e, de uma grande visao politica, cultural e social.

Mágoas?

Temos muita tristeza de ver hoje, pessoas que não fizeram nada por Brasileia, mas simplesmente por serem parentes amigos ou até mesmo por favores, serem reconhecidos e meu saldoso pai que muito contribuiu com o desenvolvimento economico, cultural e social colocando Brasileia sempre em primeiro lugar, não ser reconhecido. Mas, volto a falar que sempre lutaremos com a ajuda de DEUS, para que Raimundo Rocha tenha o reconhecimento que lhe é de direito, pelos seus feitos, não precisamos pedir favor de ninguém, mas sim, o seu carinho, o amor que ele tinha por Brasileia diz tudo, a população o conhecia e sabia do valor de Raimundo Rocha.

Considerações finais…

Agradeço a você meu amigo Dimas Gurgel pela bela Coluna. Também agradeço ao jornal oaltoacre.com pelo espaço, agradeço à Brasileia e Epitaciolândia por ter permitido meu pai fazer parte de suas histórias e, dizer em nome de minha mãe Dormelinda e de meus irmãos e familiares, que temos orgulho de ter feito parte da vida e da historia de Raimundo Rocha.

Cito aqui um momento que nunca me sairá da lembrança; meu pai me carregando no seu ombro e por onde passavamos, o povo falava com ele, o reconhecia pela pessoa, humilde carinhosa e fantástica que ele era.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima

Notícias recentes