Acre

Devido à seca severa, prefeito de Rio Branco assinará decreto de situação de emergência na Capital

Dell Pinheiro

O prefeito Tião Bocalom irá assinar na manhã desta sexta-feira, 28, o decreto de situação de emergência em razão do período de estiagem, da seca severa que atinge a Capital acreana. Na ocasião, também acontecerá o lançamento da Operação Estiagem.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec), mais de 70 comunidades rurais já foram afetadas, assim como moradores de alguns bairros, que já sofrem devido ao desabastecimento de água.

Na manhã desta quinta-feira, 27, o nível do Rio Acre registrou 1,78 metro, um dos índices mais baixos dos últimos 10 anos.

Na sessão de terça-feira, 25, na Câmara de Rio Branco, o vereador Francisco Piaba (União Brasil) encaminhou indicação ao Executivo municipal para que seja decretada situação de emergência, devido a seca severa, o que pode se agravar ainda mais nos próximos meses.

O reconhecimento da situação de emergência permite que o poder público faça compras sem licitar, sem os eventuais trâmites burocráticos, o que possibilita mais agilidade para ajudar à população atingida durante o verão amazônico.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação