Cotidiano

Detran-AC divulga lista de 1,2 mil selecionados para CNH Social Estudantil

Beneficiários têm 10 dias para entregar documentação; processo pode ser feito presencialmente ou por e-mail em municípios sem unidade do órgão

Para entregar os documentos, é preciso ir à sede em Rio Branco, ou em uma das 16 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior do estado. Foto: internet 

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) divulgou nesta quinta-feira (26) a primeira lista de selecionados para o programa CNH Social na modalidade estudantil. Os mais de 1,2 mil estudantes contemplados tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado e agora têm um prazo de 10 dias para apresentar a documentação necessária ao órgão.

Os selecionados devem comparecer pessoalmente à sede do Detran em Rio Branco ou em uma das 16 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) no interior. Moradores de cidades sem unidades do órgão podem enviar os documentos digitalizados para o e-mail detrancnhsocial@gmail.com. O programa visa facilitar o acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação para estudantes de baixa renda.

Os documentos necessários são:
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço (emitido nos últimos 90 dias);
  • Histórico escolar;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Passaporte CNH Social (disponível no site).
Mais de 45 mil inscritos

O Programa CNH Social 2025 no Acre teve um total de 45.743 inscrições, de 8 de abril a 7 de maio, de acordo com dados do Detran-AC. Os inscritos concorreram a cinco mil vagas disponíveis distribuídas em três categorias: Urbana, Rural e Estudantil.

De acordo com o órgão, o número de inscritos ultrapassou as projeções iniciais. A categoria urbana foi a que mais teve procura, com 31.055 inscritos. Em seguida veio a rural com 12.943 solicitações e a estudantil, com 1.745 registrados. O benefício é válido para todos os municípios acreanos.

Para serem selecionados, os inscritos deverão preencher os requisitos específicos para cada uma das categorias disponíveis. O CNH Social oferece a possibilidade de obtenção da primeira habilitação sem custos, além da adição e mudança de categoria, conforme o regulamento.

Modalidades beneficiadas e os critérios:
  • CNH estudantil – jovens que já concluíram o ensino médio e tem entre 18 e 25 anos
  • CNH Rural – apresentar comprovante de residência com endereço na zona rural
  • CNH Urbana – apresentar comprovante de residência com endereço na zona urbana

Comentários

Publicado por
Marcus José