fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Detido por injúria racial, torcedor do Boca é solto após pagar fiança

Publicado

em

Homem foi flagrado imitando macaco para corintianos em jogo ontem 

Por Lincoln Chaves

Um torcedor do Boca Juniors foi detido em flagrante na noite de terça-feira (26), em São Paulo, por imitar um macaco em manifestação direcionada à torcida do Corinthians, durante a partida entre o clube argentino e o brasileiro, na Neo Química Arena, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O homem, que não teve a identidade revelada em nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, foi liberado nesta quarta-feira (27), após pagamento de fiança.

Segundo o comunicado da SSP, o torcedor do Boca foi denunciado por três brasileiros aos policiais militares no estádio. O centro de comando operacional registrou os gestos pelas câmeras de segurança interna. O homem foi localizado na torcida argentina, situada no setor sul da arena, e levado à Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), “onde foi lavrado o presente auto de prisão em flagrante delito”.

O crime de injúria racial é previsto no artigo 140 do Código Penal. O parágrafo terceiro indica uma pena de reclusão de um a três anos, além do pagamento de multa.

Em nota, o Corinthians declarou repúdio a “todo e qualquer ato de racismo e discriminação” e afirmou que o caso “só reforça a importância de nossa luta por um futebol sem ódio”. Pela rede social Twitter, o Boca expressou “absoluto repúdio” aos gestos “racistas e xenófobos” do torcedor e que os dirigentes avaliarão medidas e sanções a serem implementadas e aplicadas.

Vale lembrar que, no mês passado, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina), um torcedor do anfitrião River Plate foi flagrado jogando uma banana na torcida do Fortaleza, durante o jogo entre as equipes, também pela Libertadores. A equipe argentina identificou o homem como sócio do clube e o suspendeu.

O artigo 17 do Código Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prevê que os clubes cujos torcedores atentem “contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas […] por motivos de cor de pele, raça, sexo, orientação sexual, etnia, idioma, credo e origem” sejam multados em US$ 30 mil (R$ 149,7 mil, na cotação atual). A punição pode ser aplicada diretamente nos valores de premiação por participação.

Em campo, o Corinthians derrotou o Boca por 2 a 0, com gols do volante Maycon. O resultado levou o Timão à liderança do Grupo E da competição sul-americana.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo realiza oficina de letramento sobre os direitos humanos da população LGBTQ+

Publicado

em

Por

Com o objetivo de fortalecer as políticas da comunidade LGBTQ+, o governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quarta-feira, 8, uma importante oficina de letramento intitulada “Os Direitos Humanos da População LGBTQ+”, ministrada pelo professor doutor Toni Reis, no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC).

Oficina de letramento LGBTQ+ foi realizada na manhã desta quarta-feira. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do MPAC, da Secretaria de Planejamento (Seplan), do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTEAC), da Assembleia Legislativa (Aleac), da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e servidores da SEASDH.

Chefe expressa apoio à população LGBT+. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, expressou seu compromisso com a comunidade LGBTQ+ na luta contra a homofobia, especialmente durante o mês de reconhecimento do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. “Contem comigo nessa batalha, pois este é o momento oportuno para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade, a inclusão e contra a LGBTfobia”, afirmou.

Germano Marino firma compromisso da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual com as políticas da comunidade. Foto: Esther Menezes/SEASDH

Segundo o gestor da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da SEASDH, Germano Marino, desde 2023 a pasta assumiu um compromisso com um plano de ação para fortalecer a população LGBTQ+ no estado do Acre. “Estamos elaborando ações para que gestores de diversas secretarias possam adotar políticas afirmativas de direitos humanos, visando integrar essa população no mercado de trabalho”, explicou.

Palestra com o professor doutor Toni Reis busca capacitar profissionais da área dos direitos humanos. Foto: Esther Menezes/SEASDH

“A gente não fala em direitos, em afirmação de direitos, sem que a gente possa estar buscando, afirmando e garantindo educação, emprego e renda”, ressalta a procuradora de Justiça do MPAC, Patrícia Rêgo.

O promotor de Justiça do MPAC, Thalles Ferreira, enfatiza a disposição do órgão no apoio às políticas para a comunidade LGBT+: “Nós temos um compromisso ético, social e jurídico com as minorias, com os grupos vulneráveis, e é nosso papel possibilitar a abertura desse espaço de diálogo e construção, sobretudo dos direitos humanos no estado do Acre”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joel e Carrapeta estão liberados e são mais duas opções no Rio Branco

Publicado

em

Foto PHD: Joel e Carrapeta trabalham forte para voltar

O volante Joel e o atacante Carrapeta foram liberados pelo departamento médico são mais duas opções do técnico Wemerson Rambinho para o confronto contra o Humaitá. A partida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D será disputada no sábado, 11, às 15 horas, no Florestão.

“Vamos tentar a primeira vitória no Brasileiro e ter o elenco completo é importante. Os atletas estão evoluindo na parte física e se estiverem bem estarão relacionados”, declarou Wemerson Rambinho.

Pode mudar

Wemerson Rambinho segue avaliando os treinamentos para poder definir a equipe.

“Os trabalhos estão sendo fortes desde o início da semana. Vou escalar quem estiver melhor”, disse o treinador.

Na sexta

O elenco do Rio Branco fecha a preparação na sexta, 10, e somente após o treino de bolas paradas, no José de Melo, o técnico do Estrelão vai definir os titulares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Real Sociedade bate o Preventório e estreia com vitória no Estadual Sub-20

Publicado

em

Foto PHD: Campeão do Estadual receberá uma premiação em dinheiro

O Real Sociedade venceu o Preventório por 3 a 1 nessa terça, 7, no ginásio Álvaro Dantas, e estreou com vitória no Campeonato Estadual Sub-20 de Futsal. A competição tem sete equipes na disputa do título.

“Iniciamos a temporada e agora teremos futsal até o fim do ano. O Sub-20, no feminino e masculino, são dois torneios importantes e bem disputados”, comentou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.

Pelo masculino

No Estadual masculino, o Fluminense da Bahia bateu o Villa por 4 a 3 no jogo decidido no minuto final nessa terça, no Álvaro Dantas.

Outros resultados da 1ª rodada

No feminino

Café com Leite/Porto Acre 6 x 2 Montenegro/Glória Peres

Veneza 7 x 5 Borussia

No masculino

Café com Leite/Porto Acre 8 x 3 Montenegro

Veneza 1 x 2 Juventude

Comentários

Continue lendo