Detentos realizam motim e entram em conflito com policiais penais; 56 presos ficam feridos

Por falta de água e medo do coronavírus fazem presos se rebelar e 56 deles ficam feridos; 15 foi enviado ao PS e outros 14 à UPA

De acordo com levantamento, 56 presos ficaram feridos na ação, sendo que 15 deles precisaram de atendimento médico de urgência. Outros 14 foram encaminhados à UPA da Baixada da Sobral. Eles apresentavam menos gravidade. Já 27 dos 56 ficaram no Francisco D’Oliveira Conde recebendo atendimento na unidade de saúde do presídio.

Com Jornais do Acre

Pelo menos 56 presos ficaram feridos durante um princípio de motim que ocasionou um conflito entre detentos e policiais penais na noite desta quarta-feira (22) no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), na Estrada do Barro Vermelho em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia repassadas a reportagem, a rebelião foi ocasionada pela falta de água na penitenciária. Presos do chamado “chapão” começaram a bater nas grades como forma de protesto, muitos chegaram a sair das celas para os corredores.

________________

Diante da situação e do número reduzido de policiais penais, após a confirmação de seis casos de servidores infectados com Covid-19 e outros 19 afastados por suspeita de contaminação, as guarnições optaram por usar armas não letais para controlar a rebelião. Vários presos foram alvejados com tiros de borracha.

________________

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e oito ambulâncias foram deslocadas ao presídio Francisco de Oliveira Conde, para prestar atendimentos aos detentos que ficaram mais graves durante a ação policial.

Foi necessário o SAMU, deixar um médico na penitenciária para fazer uma triagem dos presos e ao total 15 foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco, 14 foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Franco Silva) na Baixada da Sobral e 27 detentos foram medicados e permaneceram na FOC.

A Polícia Militar prestou apoio na locomoção dos presos aos hospitais.

Alguns dos presos que foram atendidos no pronto-socorro de Rio Branco são:

1 – Francisco de Assis Menezes, 24 anos
2 – Reverlino Lima Diniz, 33 anos
3 – Rafael Pereira de Abreu, 35 anos
4 – Wellington Rodrigues de Souza, 19 anos
5 – Diego Teixeira de Souza, 28 anos

Lista em atualização…

Volta da Polícia Militar ao presídio

Com o efetivo reduzido após a confirmação de seis casos de Policiais Penais com Covid-19 e outros 19 com suspeita de contaminação, a Associação dos Policiais Penais do Acre, por meio do Presidente Éden Azevedo, protocolou na semana passada um ofício junto ao Iapen e p secretário de segurança pública pedindo a volta dos policiais militares que reforçavam a segurança nas muralhas dos presídios. Segundo ele, ao menos 150 policiais militares deixaram de fazer esse trabalho.

De acordo com Éden Azevedo os militares foram convocados para reforçar a segurança nos presídios durante uma onda de ataques e conflitos entre as organizações criminosas em outubro de 2016. Porém, com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em dezembro de 2019, a direção e segurança dos presídios passaram a ser exclusivamente da Polícia Penal.

Veja Vídeo:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José