Deputados e senadores do Acre tomam posse no próximo domingo, 1

No domingo, dia 1.º de fevereiro, tomam posse os novos parlamentares, eleitos ou reeleitos nas Eleições de 2014. Na Câmara, 513 deputados assumem as vagas a que têm direito às 10 horas, durante sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães. Do total de empossados, 289 são deputados reeleitos, 26 tiveram mandato em algum momento e 198 nunca exerceram o cargo.

Os homens são a maioria, com 462 cadeiras. As mulheres ocupam as demais 51, são apenas 10%. Do total de eleitos para este mandato, 410 possuem ensino superior completo; 187 tem entre 51 e 60 anos. Os brancos também são maioria, 80,1%. Pardos somam 15,8% e negros, 4,1%.

Pelo estado do Acre tomam posse os parlamentares Angelim (PT) – 39.844 votos; César Messias (PSB) – 26.448 votos; Major Rocha (PSDB) – 23.466 votos; Léo do PT (PT) – 20.876 votos; Jéssica Sales (PMDB) – 20.339 votos; Sibá Machado (PT) – 18.395 votos; Flaviano Melo (PMDB) – 18.372 votos e Alan Rick (PRB) – 17.903 votos.

Como manda o regimento interno da Casa, o deputado mais idoso entre os com maior número de mandatos, neste caso o parlamentar Miro Teixeira (Pros-RJ), irá proclamar o nome dos eleitos. Depois disso, eles fazem o juramento de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Depois da posse dos deputados, acontece a eleição para presidente da Câmara.  O candidato deve receber a maioria absoluta dos votos, incluídos os votos brancos e excluídos os nulos. Se houver segundo turno, quem obtiver a maior parte dos votos dos presentes vence. Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso, com maior número de legislaturas. Os demais cargos serão definidos na reunião de líderes no mesmo dia.

Posse dos senadores

Durante a tarde acontece a posse dos senadores. Os senadores também vão votar para eleger a nova Mesa Diretora do Senado, inclusive o presidente para o biênio 2015–2016. Os empossados ficam no cargo até 31 de janeiro de 2023. Pelo Acre, o empossado será o Gladson Cameli (PP). Ele foi eleito senador pelo Acre com 58,4% dos votos válidos. Após dois mandatos como deputado federal, Cameli vai ao Senado pela primeira vez.

Semelhante à posse na Câmara, o senador mais velho entre os eleitos, neste caso, José Maranhão (PMDB-PB), deve ler o juramento que consta no Regimento Interno da Casa. Quem comandará esta sessão é o presidente e os integrantes da Mesa da legislatura passada. Portanto, o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e demais integrantes.

A primeira sessão plenária do Senado está marcada para terça-feira, 3 de fevereiro.


Com ac24horas

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima