Deputados derrubam vetos do governador Tião Viana na Assembleia Legislativa

Em uma sessão extraordinária realizada até às 17:45 da tarde de quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), os deputados estaduais derrubaram 04 dos 09 vetos governamentais do Palácio Rio Branco.

Para os deputados da oposição, como Gilberto Diniz (PTdoB) e Wherles Rocha (PSDB), a votação desta quinta-feira foi histórica, haja vista que há mais de 12 anos os governos do grupo Frente Popular do Acre não perdiam uma votação na casa legislativa.

Entre os vetos governamentais derrubados estava o do projeto de lei número 9/2014, de autoria do líder do PSB na Aleac, deputado Manoel Moraes, que versa sobre a criação de uma rede acreana de Justiça ambiental para acompanhar o planejamento da execução de politicas de meio ambiente no Estado do Acre.

Moraes, que se posicionou contra o veto ao projeto, que havia sido aprovado por ampla maioria, disse que não vislumbra nada de inconstitucional na matéria por ele apresentado. “Defenderia até o fim, por saber que o projeto não é antijurídico e está em conformidade com a lei. Em nenhum momento pedi apoio da oposição, mas eles entenderam que eu estava certo”, acrescentou.

O veto a projetos de aliados foi o motivo para a oposição criticar a politica do governo Tião Viana. “Vemos aqui o governo vetando projetos da própria base”, alfinetou Gilberto Diniz.

Outro projeto que não recebeu apoio legislativo para ser vetado foi o de autoria do deputado Edvaldo Souza (PSDC), que disciplina a validade de bilhete único do vale-transporte no Sistema de Transporte Coletivo.

Para o líder do governo na casa, Astério Moreira (PEN,) a derrubada dos vetos governamentais não configura uma derrota para o governo na Aleac. “Os deputados votaram com a própria consciência e estavam apenas manifestando apoio aos pares que veem todos os dias. Não foi uma vitória da oposição”, disse.

Da Agência ContilNet

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima