Deputados aprovam mudanças na arrecadação de ICMS; saiba como funcionará a cobrança

Gina Menezes, da ContilNet Notícias

Por 14 votos a seis, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou na manhã desta quarta-feira (15) o Projeto de Lei Complementar que alterou as regras de arrecadação de ICMS, que a partir de outubro deverá ser pago pelo que for gasto pela empresa.

Com as novas regras de arrecadação que passam a valer a partir da primeira semana de outubro, o ICMS não será mais cobrado pela antecipação do cálculo presumido.

Para o líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), a aprovação beneficiará os empresários e corrigirá algumas distorções que existiam na antiga forma de recolher a tributação.

“Isto irá corrigir distorções e beneficiar muitos empresários. Podemos chamar de uma melhor redistribuição da carga tributária”, disse.

O deputado Chagas Romão (PMDB) foi um dos que não se contentou com a defesa do líder do governo e afirmou acreditar que o novo projeto irá sobrecarregar ainda mais os comerciantes.

“A minha opinião é que isto só vai tornar tudo mais difícil. Voto contra”, afirmou.

A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) foi a única oposicionista que votou a favor da aprovação do projeto e não dividiu da mesma opinião do colega de partido.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima