Deputado Rocha começa a colher assinaturas para CPMI do BNDES

Da Assessoria

O Deputado Major Rocha (PSDB) começou a coletar assinaturas para instalação de CPI mista para investigar empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O requerimento de autoria do parlamentar do Acre pede apuração dos financiamentos com indícios de ilegalidades, além dos executados em favor de projetos em Cuba, Equador e Venezuela. Para ser instalada, a CPI precisa da assinatura de 171 deputados e 27 senadores.

Segundo o parlamentar tucano o banco deixou de ser um banco voltado para o desenvolvimento econômico e social para se torna em financiador dos amigos do governo.

“O BNDES deixou de ser um banco de desenvolvimento econômico e social para se transformar em financiador dos amigos do rei. Não há transparência quanto aos termos e garantias dos empréstimos e vários indícios de ilicitudes”, argumentou o tucano.

Rocha quer explicações para os empréstimos de R$ 4,6 bilhões para empresas brasileiras que atuaram em Cuba, Angola, Equador e Venezuela.

Para o deputado acreano as operações, chamaram a atenção do Ministério Público pelas quantias liberadas classificadas como operações sigilosas ou a fundo perdido. O investimento mais notório foi a construção do porto de Mariel, em Cuba, com repasses de R$ 1 bilhão do banco a construtora Odebrecht.

“É um absurdo o volume de recursos que a União tem colocado no caixa do BNDES para esse tipo de financiamento. De 2006 a 2014, o endividamento do banco junto o Tesouro Nacional aumentou 4.802%”, completou Rocha.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima