Deputado Jairo Carvalho apresenta projeto de Lei sobre amamentação em locais públicos

Acompanhando as polêmicas nacionais sobre a amamentação em locais públicos, o deputado Jairo Carvalho (PSD) saiu na frente com mais um projeto de lei que deixa livre de quaisquer embaraço esse beneficio para as mães acreanas.

Ao fazer leitura do Projeto para dos deputados estaduais, servidoras da casa, jornalistas e as deputadas elogiaram a iniciativa do parlamentar estadual. “O que nós estamos garantindo aqui é transtorno para as mulheres, de certo, toda mãe já passou por algum constrangimento ao amamentar em locais públicos”, analisou Jairo Carvalho.

O artigo 1º da lei garante que fica assegurado à criança o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos de uso coletivo, públicos ou privados.

A ONU (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade e que até os dois ou mais sirva de complemento junto com outros alimentos. O Mistério da Saúde apoia a recomendação.

Entretanto, no Brasil o cenário não é diferente do México. Recorrentes casos mostram o descaso com a amamentação. Relatos mostram como mães são repreendidas ou constrangidas quando decidem alimentar seus filhos em locais públicos.

Para responder a sociedade no Brasil, mulheres e mães costumam organizar mamaços em locais que discriminam a amamentação. O evento consiste em uma reunião de mulheres que alimentam seus filhos livremente em forma de protesto. Para elas, colocar os seios para fora não tem nada de obsceno e nenhuma conotação sexual. O ato serve para alimentar os pequenos e aumentar o vinculo entre mãe e bebê. “Lugar de amamentar uma criança é onde ela sentir fome”, afirmam.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima