O parlamentar argumentou que está em tramitação um projeto de lei que altera o valor da contribuição patronal. Ou seja, a parte que o governo destina à previdência. Foto: arquivo
O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Tadeu Hassem (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (7/7) que o déficit previdenciário é o maior problema financeiro do estado. Segundo ele, o governo gasta cerca de R$ 100 milhões por mês para cobrir o rombo no sistema.
Hassem destacou que um projeto de lei em tramitação propõe ajustes na contribuição patronal – parcela paga pelo governo para custear a previdência.
“Na nossa avaliação, a pauta principal do governo hoje é a previdenciária. Tem projetos nas comissões para serem aprovados esta semana, e cabe a nós ouvir atentamente os representantes do governo para apresentar soluções”, afirmou o parlamentar.
Ele ressaltou a necessidade de diálogo com sindicatos para buscar um acordo que alivie os cofres públicos.
Nesta segunda, a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) realiza uma audiência pública para debater o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que deve ser votado até quinta-feira (10/7). O PLDO define as prioridades do orçamento estadual para o próximo ano.
O deputado reforçou que, sem medidas urgentes, o rombo na previdência continuará pressionando as contas do estado. “É um déficit exorbitante, mas creio que o governo vai apresentar saídas”, concluiu.