O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), de Brasiléia, com o apoio de homens do 5º Batalhão dos Bombeiros do Alto Acre, foi possível trocar o antigo gerador de energia da bomba da captação de água do rio Acre, que abastece a estação de tratamento localizado na parte alta da cidade.
Antigo gerador que foi trocado, já funcionava por sete anos sem parar e vinha apresentando problemas constantes, às vezes, deixando a população sem o abastecimento em suas propriedades, causando transtornos por vários dias até chegar uma peça nova.
O novo gerador que pesa aproximadamente 400 quilos, teve que ser transportado por um barco, carregado por uma retroescavadeira, para depois, ser retirado do barco para a plataforma, foi realizado um sistema de tração e redução de forças, chamado sistema de vantagens mecânica, com utilização de cordas, roldanas e mosquetões.
Graças a parceria entre funcionários do Depasa e Bombeiros, foi possível a locomoção até a plataforma e instalação do gerador. “Graças a sensibilidade do governador, foi possível a realização da troca do novo gerador. Assim será possível garantir a captação da água do rio Acre até a estação de tratamento, para depois abastecer as residências. Ainda estamos normalizando o abastecimento de produtos para que chegue a água tratada normalmente”, disse o gerente, Nelson José.
O antigo gerador foi retirado e transferido para a Capital, onde passará por manutenção, ficando como peça de reposição, caso alguma estação possa precisar em caso de pane em algum município do Estado.
VEJA IMAGENS REGISTRADAS