Denúncia diz que apenas três bombeiros atenderão três municípios do Alto Acre

Bombeiros do 5º Batalhão do Alto Acre localizado na cidade de Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Uma mensagem divulgada em redes socais, dá conta que os três municípios da regional do Alto Acre; Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, com exceção de Xapuri que possui sua guarnição, terá apenas três bombeiros para atuar nas mais diversas áreas de socorros e combate à incêndios.

Somando os três municípios que tem quase 53 mil moradores, serão cerca de 17.6 mil habitantes para cada socorrista. A denuncia diz que a falta de soldados e diminuição do banco de horas publicada pela Seplag, desestimula e incentiva o pedido de reserva.

Se caso realmente se confirme a denuncia, os serviços prestados às comunidades, principalmente nesta época do ano com o aumento das queimadas, poderão levar prejuízos sem precedentes.

O jornal oaltoacre tentou o contato com o comandante geral dos Bombeiros no Acre, Coronel Carlos Batista, mas não obteve retorno até o fechamento desta nota, ficando o espaço aberto.

Veja nota abaixo.


O Boletim Interno 147 publicou situação gravíssima, que prejudica a população do Alto Acre.

Somente 3 militares farão a cobertura de Epitaciolandia (18.696 pessoas), Brasiléia (26.702 habitantes) e Assis Brasil (7.534) nesta terça-feira, dia 10. Com atendimentos de primeiros socorros, transportes clínicos, incêndios ambientais, incêndios urbanos e ocorrências de salvamento.

Em todo o Acre já somos somente pouco mais de 400 bombeiros entre praças e oficiais. Não há mais soldados. Nem há concurso em andamento.

Recentemente a SEPLAG determinou a inesperada e drástica redução do Banco de Horas da corporação.

O CBMAC atua constantemente em incêndios urbanos e de vegetação, buscas fluviais de patrimônio e pessoas, prevenções contra incêndio e pânico nos estabelecimentos públicos e privados, resgates de urgência e emergência etc.

O Ministério Público precisa mediar essa situação, pois dezenas de BMs pedem reserva remunerada/reforma anualmente e o último edital de formação de soldados foi publicado em 2012.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima